Grito dos Excluídos vai às ruas da Grande Terra Vermelha neste 7 de Setembro

A organização disponibilizará transporte para quem quiser participar do ato. Um ônibus sairá do campus de Goiabeiras/Ufes (portão central) e outro da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, às 7 horas.

Adufes convida comunidade acadêmica para participar da manifestação que acontecerá a partir das 8 horas, na Praça de Riviera da Barra, em Terra Vermelha (Vila Velha). O tema deste ano “A Vida em Primeiro Lugar! Desigualdade Gera Violência: Basta de Privilégios!” remete para a necessidade de se respeitar a vida, bem como os direitos trabalhistas e sociais que estão em risco com as políticas adotadas pelo governo Michel Temer (PMDB).

“Durante todo o percurso da caminhada vamos reivindicar muitos dos direitos que nos são negados e denunciar as diversas formas de violência que existem em nosso meio”, destaca a organização do Grito, formada por pastorais sociais, movimentos populares e sindicatos, entre eles a Adufes.

“A presença de cada um e cada uma de nós fará a diferença e fortalecerá a luta por direitos, a precarização dos trabalhadores e contra a privatização dos serviços públicos”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Grito em Terra Vermelha. Essa é a quarta vez que o Grito dos Excluídos acontece na periferia da Grande Vitória, já tendo passado por São Pedro, Feu Rosa e Itararé. Durante muitos anos, o evento foi realizado ao redor de espaços simbólicos do poder, como o Palácio Anchieta, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas.

“Enquanto muitos se programam pra participar dos eventos organizados pelo Estado, cultuando as armas que geram violência, nós, dos movimentos populares, sociais e sindicatos, organizamos o Grito dos Excluídos para dar voz aos setores oprimidos e vencer o sistema que nega a vida e a dignidade das pessoas”, diz o padre Kelder José Brandão Figueira, que integra a organização.

O 1º Grito dos Excluídos foi em 1995, fruto de uma Campanha da Fraternidade. Inicialmente organizado pelo departamento de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e realizado em paralelo ao desfile oficial do 7 de Setembro, o evento foi, ao longo dos anos, sendo desvinculado e incorporado à agenda de outras organizações e hoje é realizado por mais de vinte entidades.

Blocos do Grito dos Excluídos

– Violência contra os direitos dos trabalhadores: reformas de temer, privatizações, terceirizações indiscriminadas e auditoria da dívida pública.

– Violência contra os direitos sociais: educação pública, saúde pública, transporte coletivo e moradia.

– Violência contra os direitos humanos: violência contra as mulheres, violência contra a juventude negra e violência contra LGBT.

– Violência contra o meio ambiente: violência contra a fauna, flora e ecossistemas.

Fonte: Adufes