Aluna da Unifor é estuprada. OAB considera que crime pode ter motivação política

Movimento estudantil realizou protesto na sexta para denunciar o crime e cobrar justiça

A Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (CE) investiga o estupro de uma estudante da Universidade de Fortaleza (Unifor). A jovem foi violentada nas proximidades do campus, na tarde de quinta-feira (25).

Há indícios de que o crime ocorreu por motivações políticas. Segundo a Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE, que está acompanhando o caso, havia dias que a estudante comunicara às autoridades as ameaças que vinha sofrendo. “É lamentável e repugnante o nível que se chega nessas eleições. É preocupante o empoderamento de grupos que repercutem o discurso de ódio. A CDH presta total solidariedade à vítima e sua família e cobrará a apuração célere do caso, com a responsabilização desses criminosos”, comenta a entidade.

A cópia de uma suposta mensagem enviada para a estudante circula nas redes sociais. No texto, há a ameaça de estupro e a pessoa a chama de comunista.

A Unifor também manifestou repúdio à violência contra a estudante e disse estar tomando “as medidas cabíveis junto às autoridades competentes e coloca a sua estrutura de apoio jurídico e psicológico para acompanhamento, mesmo que o assunto em voga não tenha ocorrido no campus”.

O Observatório da Intolerância Política e Ideológica do Ceará, que também acompanha o caso, informou que todos os procedimentos cabíveis estão sendo adotados para identificação do autor, responsabilização e resguardo da integridade da estudante.

Protesto
Na manhã de sexta-feira (26), estudantes da Unifor e de outras instituições realizaram uma manifestação em frente a universidade para protestar contra a violência e preconceito ligados à intolerância política.

Com cartazes e aos gritos de “Ele Não” e “Fascistas Não Passarão” denunciaram casos de racismo dentro da Unifor e o estupro nos arredores do campus contra a estudante.

O protesto foi organizado por movimentos sociais e diretórios acadêmicos de universidades, além da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Com informações da Agência Brasil e OAB/CE

Fonte: ANDES-SN