Nesta sexta (23): começa a 2ª Etapa Estadual do Encontro Nacional de Educação

O Pré-ENE acontecerá na Ufes, Campus de Goiabeiras/Vitória, até sábado (24). Veja aqui o panfleto da 2ª Etapa Estadual

Profissionais da educação, estudantes, mães e pais estão convidados para participar da 2ª Etapa Estadual do III Encontro Nacional da Educação (ENE). Com a mesa “Financiamento, Acesso e Permanência” a atividade tem por objetivo debater propostas e ações para fazer frente a medidas que mercantilizam a educação em todos os níveis, envolvendo a sociedade em torno de um projeto democrático e popular de educação.

Será oferecido espaço de recreação infantil para as crianças de até 12 anos de idade, filhos e filhas dos/as participantes da atividade. Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, a 2ª Etapa permitirá avançar na defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

“Vamos lutar pela revogação da Emenda Constitucional 95 que limita o investimentos em áreas sociais, Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, diz, destacando ainda a resistência contra a implementação do Projeto de Lei Escola sem Partido. 

A programação da 2ª Etapa Estadual do ENE em Vitória discutirá a conjuntura política do país e as recentes medidas governamentais que afetam as áreas sociais. A 2ª Etapa Estadual do Encontro Nacional de Educação discutirá ainda a universalização e o financiamento da educação e o acesso e permanência dos estudantes na educação pública.

Realização. As etapas capixabas estão sendo organizadas pela Adufes, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES, CSP Conlutas – Central Sindical e Popular, Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE-Ufes), Movimento de Mulheres em Luta (MML), Sinasefe Ifes, Sindsmuv, Sintufes, Fóruns e Núcleos de Educação da Ufes. Nacionalmente, a ação está articulada entre diversas entidades sindicais, como o Andes-SN e a CSP Conlutas, que compõem a Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep).

A 1ª Etapa Estadual fez um diagnóstico da situação da educação no Brasil e no Espírito Santo e foi realizada em setembro.


Serviço

III Encontro Nacional de Educação/ENE – 2ª Etapa Estadual

Data: 23 e 24 de novembro

Programação

23/11

18 h – Credenciamento (sede da Adufes)

18h30 – Mesa: Financiamento, Acesso e Permanência

             Palestrantes:

             Financimento: Paulo Reis (Direção Nacional do Sinasefe)

             Acesso e Permanência: William Acosta (DCE Ufes)

24/11

14 às 17 h – Grupos de Trabalho

Local: Salas do Prédio Wallace Vianna/CCHN (Próximo à Cantina do Onofre)

17 h – Intervalo

17h30 – Plenária Final (sede da Adufes)

Fonte: Adufes