Reforma da Previdência e MP 873/19 compõem pauta da próxima Assembleia da Adufes


Plenária ocorre na próxima quinta-feira, 21 de março, às 16h, na sede da entidade, em Vitória. MP 873, que destrói os sindicatos, atingirá as finanças da Adufes.

Os temas a serem discutidos na Assembleia Geral, como a conjuntura e os ataques contra a classe trabalhadora, inclusive aos servidores públicos federais, são extremamente importantes, daí a urgência da participação em massa da categoria docente.  Um dos fortes ataques é a Medida Provisória (MP) 873/19, publicada no dia 1º de março, e que altera artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e do Regime Jurídico Único.

Publicada nove dias após o governo de Jair Bolsonaro (PSL) apresentar sua proposta de Contrarreforma da Previdência, a medida – que fere a liberdade sindical – tenta acabar com o desconto da mensalidade do sindicalizado na folha de pagamento. O ataque do governo ocorre paralelamente à intensificação da luta das entidades sindicais para barrar a Contrarreforma da Previdência que acabará com a aposentadoria.

“Essa MP é inconstitucional, pois restringe a liberdade de associação, garantida pelo artigo 5º da Constituição Federal. Além disso, atinge diretamente as finanças dos sindicatos”, alerta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Por sua vez, o Tesoureiro do Sindicato, Leonardo de Resende Dutra, irá esclarecer  como andam as finanças e as medidas a serem tomadas para proteger o patrimônio da entidade frente à MP.

Análise Conjuntura/Reforma da Previdência. Outros temas também estão incluídos na pauta da Assembleia de quinta-feira, como por exemplo, análise de conjuntura no contexto da Reforma da previdência; previsão orçamentária 2019; e a apresentação por parte de quem esteve no 38º Congresso do ANDES-SN (28 de janeiro a 2 de fevereiro, em Belém-PA) sobre a participação; e informes locais e nacionais.

Por falta de quórum suficiente, a Assembleia Geral convocada pela Adufes para a ultima quinta (14) deixou de deliberar sobre temas urgentes, como a definição sobre as aplicações dos recursos da entidade por ela arrecadados. Preocupados com a conjuntura nacional, os presentes se comprometeram a convocar os colegas em seus locais de trabalho para a próxima plenária.

Esperamos você na assembleia. Ajude a divulgar entre os/as colegas. E participe!

Pauta
Informes

Análise conjuntura/Reforma Previdência
MP 843/19 e as contas do Sindicato
Previsão orçamentária 2019
Avaliação 38º Congresso Andes

Fonte: Adufes