Campus da Ufes é evacuado após incêndio e explosão


A comunidade acadêmica da Ufes foi surpreendida no final da manhã desta sexta-feira,3/5, com outra dura notícia. Após o anúncio de cortes de verbas por parte do presidente Jair Bolsonaro que deixou bem claro o objetivo de sucatear ainda mais as universidades públicas, prédios do campus de Goiabeiras foram tomados por chamas. O incidente, na verdade, traz à tona a real necessidade de mais investimentos e manutenção das instituições federais de ensino.

O incêndio no campus de Goiabeiras, em Vitória, começou na subestação de energia e atingiu também o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem) que fica no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD. O fogo provocou curto circuito na rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia elétrica por toda a universidade. Não se sabe quando será restabelecida a energia no campus.

Sem feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e durante horas trabalhou para conter o fogo. Por sorte, não houve feridos. Na hora que começou o incêndio, o Nupen estava aberto ao público. No local funciona também uma academia de atividade física e outros dois laboratórios. Parte do teto do segundo piso simplesmente desabou.

“Ninguém sabe ao certo como o incêndio começou. Às 10h30 já estava faltando energia no prédio do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) que fica do lado oposto ao nosso”, disse assustado o diretor do CEFD, o professor Otávio Tavares.

Riscos. Temendo explosões, o Corpo de Bombeiros evacuou as áreas afetadas e recomendou a suspensão das atividades do campus por, pelo menos, três dias corridos. No início da tarde, a universidade postou comunicado informando que “todas as atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas nesta sexta-feira, 3, e no final de semana, dias 4 e 5”.

Amostras de pesquisas são recuperadas do incêndio

A grande preocupação era com os materiais coletados que ficam nos laboratórios da universidade. Esse é o caso do prédio do Nupem, onde o Corpo de Bombeiros conseguiu retirar a tempo todo o material de estudo da graduação e pós-graduação.

 “Graças a Deus todo o material das nossas pesquisas foi preservado”, ressaltou o professor Richard Diego Leite. Ele, no entanto, teme que equipamentos dos laboratórios, como ultra freezer, e computadores possam ter sofrido danos. Os locais atingidos pelo fogo foram periciados e o resultado deve sair em cerca de 20 dias.

Fonte: Adufes