“É no momento presente que a vida acontece”, destaca psicóloga durante IV Encontro de Aposentados da Adufes

A quarta edição do evento, ocorrida na última sexta-feira (4/10), foi marcada por palestra sobre ‘atenção plena’ (mindfulness) e um delicioso almoço ao ar livre e música ao vivo.
                                          Veja galeria de fotos do IV Encontro

A mente humana é excelente em viajar no tempo, porém ficar ‘viajando’ demais entre o passado ou futuro, ou ‘ruminando’ ideias pode acarretar estresse, ansiedade, depressão, entre outras doenças. Daí a importância de rompermos e criarmos novos hábitos. “Para vivermos de forma saudável e plena precisamos cultivar o estado de presença”, orienta Roberta Alvarenga.

A psicóloga, que é diretora de Atenção à Saúde/Progep/Ufes e com formação de Mindfuness pela Unifesp e Oxford, ministrou palestra “Juntos no hoje: um convite à atenção plena”, na sede da Adufes. Ao conhecerem o mindfulness – prática de treinamento e aprendizado da atenção plena para a experiência presente ­–os participantes puderam vivenciar um pouco do aprendizado.

Vivência. Nozes foram servidas durante a palestra a todos/as os presentes e ao comê-las era preciso prestar atenção nas diferentes fases do ato. De olhos fechados, os participantes promoveram um contato com o próprio corpo e procuraram relaxar, tendo como foco a respiração.

Em seguida, voltaram atenção para o alimento, tomando consciência do seu cheiro, textura, sabor, forma de mastigação, até o mesmo chegar ao estômago. “Cada momento que experimentamos é único… E é no momento presente que a vida acontece”, destacou Roberta.

No vídeo (abaixo) a psicóloga fala de exercícios simples na rotina diária que podem ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse do dia a dia.

 

O IV Encontro dos Aposentados/as foi aberto pelo presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto e pelas diretoras Bernardete Mian e Magda Castro, que deram as boas vindas aos/às sindicalizados/as. “Foi muito positivo o evento, especialmente por ter garantido interação entre os docentes e também com o sindicato”, avalia o presidente da entidade, José Antônio da Rocha Pinto. O IV Encontro dos Aposentados foi uma atividade organizada pelo GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Adufes.

Fonte: Adufes