Eleições para reitor: terceiro debate entre chapas será em Maruípe, nesta sexta

O debate ocorrerá no auditório do Elefante Branco,  às 9 horas. Já o último e quarto debate será na terça-feira (5/11) em Goiabeiras (Teatro Universitário), também às 9 horas.   

Dando prosseguimento ao calendário eleitoral, nesta sexta-feira (1/11) a comunidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe, terá a oportunidade de conhecer as propostas das chapas que disputam o cargo máximo na Universidade.    

Uma das candidatas é a professora Gláucia Abreu. A chapa 1 é composta também por Alvim Borges Da Silva Filho, candidato a vice-reitor. Já a chapa 2 é formada por Ethel Maciel, atual vice-reitora, e por Roney Pignaton da Silva (vice). A data da pesquisa informal para a reitoria da Ufes será no dia 6 de novembro (quarta-feira).

Regras. Durante o debate, cada chapa concorrente poderá utilizar livremente o tempo autorizado de fala entre os(as) candidatos(as) a Reitor(a) e a Vice-Reitor(a). Os debates serão divididos em 6 (seis) blocos, conforme regras abaixo. Na abertura dos trabalhos, o mediador fará uma exposição resumida sobre a dinâmica da atividade.

Blocos de debates. No primeiro haverá a apresentação das chapas com duração total de 12 minutos, ou seja, cada chapa terá 5 minutos para falar dos planos de trabalho. O segundo bloco será de ciclo fechado de perguntas, com 16 minutos, sendo que cada chapa poderá dirigir a pergunta a apenas uma das chapas concorrentes.

O terceiro bloco, com duração de 27 minutos, será de perguntas feitas sobre um tema sorteados pela CIPI, à chapa concorrente. O mediador fará um sorteio para definir qual chapa iniciará este bloco. Já o quarto bloco, com 45 minutos, a plateia encaminhará as questões à mesa, por escrito, mediante inscrições e de acordo com formulário fornecido pela CIPI.

O quinto bloco terá duração de 16 minutos. Cada chapa deverá dirigir 1 (uma) pergunta livre à chapa concorrente. A ordem deste bloco será a inversa do 2° bloco. Por fim, o sexto e último bloco serão feitas as considerações finais. A duração é 12 minutos.

O objetivo do debate é proporcionar à comunidade universitária a apresentação e defesa das propostas e ideias de gestão dos/as candidatos/as. Todas as chapas terão as mesmas condições de tempo e exposição.

Fonte: Adufes