Nova diretoria e Conselho de Representantes tomam posse em evento solene na Adufes

Mais de 100 pessoas prestigiaram a cerimônia que ocorreu na sede do sindicato na noite dessa segunda-feira (9/12). Veja galeria de fotos 

Há mais de uma década que o sindicato não tinha à frente uma mulher. Ana Carolina Galvão, do Centro de Educação, é a oitava a conduzir  a entidade que está prestes a completar 42 anos. Elas são maioria na diretoria executiva. São sete mulheres – sendo duas na suplência -,  ao lado de três companheiros  de luta.

ana2 carolina  1200Com garra e coragem, a nova presidenta da Adufes assumiu o cargo em cerimônia prestigiada por dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais e de mandatos parlamentares, além da comunidade acadêmica.  Em seu discurso, Ana Carolina agradeceu aos às sindicalizados/as pela confiança depositada, garantindo que a nova gestão irá defender os interesses dos/as docentes e lutará pela ampliação de conquistas.

“Queremos fazer da Adufes um espaço plural, acolhedor, de diálogo, de luta pela nossa categoria, pela universidade, pela educação pública laica e de qualidade”, pontuou, frisando a importância do Sindicato na organização e na construção da democracia no país.  Reconheceu que a Chapa Adufes Propositiva e Plural, eleita com 58,7% dos votos, assume numa conjuntura difícil tanto para os trabalhadores quanto para o movimento sindical.

Lembrou, inclusive, que o primeiro compromisso da gestão é garantir a luta pela nomeação da  professora Ethel Maciel como reitora eleita de forma democrática pela comunidade acadêmica.  

Homenagem. Em seu pronunciamento, Ana Carolina fez questão de homenagear o primeiro presidente do sindicato, professor aposentado João Baptista Herkenhoff que, aos 83 anos, participou do processo eleitoral. Além de votar, o professor também se elegeu como um dos conselheiros do CCJE. 

Emocionada,  a nova presidente agradeceu a Herkenhoff pelo legado. “Ele me enviou a seguinte mensagem: não podemos permitir que a história desapareça. Um povo que não conhece o passado, jamais terá futuro”.  A recém-empossada usou, então, a famosa expressão medieval, que ficou famosa nas palavras de Isaac Newton. “Se o vi mais  longe foi por estar sobre o ombro de gigantes”, fazendo  referência ao respeito que devemos à história daqueles que nos antecedem, como é o caso do professor João Baptista.

Renovação.  “Hoje é um dia de alegria, mas sabemos que precisaremos de muito fôlego para as inúmeras tarefas que iremos realizar. Contamos com todos nesta caminhada”, disse a nova presidente, saudando a plenária que empossou o Conselho de Representantes (CR) do Sindicato. Nesta gestão 2019/2021, o CR conta com representação em todos os 11 centros da universidade, inclusive nos campi de Alegre  e São Mateus.  

Despedida.  Durante o ato de transmissão de cargo, o então presidente  da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que assumiu o cargo de Conselheiro do Centro de Ciências Exatas (CCE), lembrou que os ataques foram intensificados nos últimos anos, sobretudo no governo de Jair Bolsonaro (PSL). “A Adufes não se furtou da luta. Participamos de greve, fomos às ruas, mobilizamos a sociedade,  mas há muito o que se fazer em defesa da categoria e dos trabalhadores de forma geral”.  

Ele finalizou o discurso salientando que “não importa se você, professor ou professora,  estava nesta ou naquela chapa. Todos somos Adufes e vamos lutar juntos para combater os desmontes deste governo”.

Coquetel. Após a Assembleia de Posse foi servido coquetel com música ao vivo. A nova presidente Ana Carolina Galvão fez questão de agradecer a presença de todos/as indo pessoalmente, de mesa em mesa. Ela agradeceu o apoio e pediu que os/as docentes estejam juntos, construindo a Adufes cotidianamente. 

Fonte: Adufes