MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS PETROLEIROS

A Diretoria da Associação dos docentes da Ufes (Adufes), manifesta total apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da PETROBRÁS e subsidiárias, que já dura mais de três semanas, com forte adesão de 21 mil trabalhadores, em 121 unidades. Veja aqui a nota em PDF

A categoria parou a produção em protesto contra as demissões em massa na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), o descumprimento de cláusulas do acordo coletivo de trabalho (ACT) e sobretudo contra a política de preços que favorece apenas a importação de combustíveis, em detrimento da produção interna e da população que depende do gás de cozinha, do diesel, entre outros. A greve reflete e fortalece a posição de inúmeros setores da sociedade brasileira que repudiam a política do  Governo Federal pautada pelos preços do mercado internacional, que prioriza os interessas das empresas estrangeiras às custas da população brasileira.

Trata-se de uma luta pela soberania e autodeterminação do Brasil em fixar os preços dos combustíveis, fazendo o enfrentamento à finança internacional cujos representantes ocupam hoje o Ministério da Economia e a Administração da Petrobrás (Presidência, Diretoria e Conselho de Administração). De igual modo, as decisões monocráticas proferidas pelos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, e do Superior Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, criminalizando a greve dos petroleiros deixam inequívoca a orquestração de forças do Judiciário e do Executivo para sustentar o projeto espúrio de destruição do Estado Brasileiro. Não é circunstancial, nem surpreendente, portanto, que a mídia comercial brasileira esteja em silêncio a fim de ocultar a organização dos trabalhadores, divulgando tão somente versões oficiais que mentem a respeito do grande impacto da greve. Sempre estiveram ao lado das elites políticas, financeiras e contra os trabalhadores e trabalhadoras.

A greve da PETROBRÁS tem nosso apoio porque é uma greve em defesa do Brasil, da população brasileira, contra o entreguismo e aqueles que, para benefício próprio, sempre buscaram a perpetuação de nossa condição de colônia.

Vitória, 19 de fevereiro de 2020.

Diretoria da Associação dos Docentes da UFES (ADUFES)

Gestão 2019/2021 – Adufes Propositiva e Plural

*Foto: Carta Capital