“Bem-Livros à Ufes” oferece obras gratuitas para calouros e pede que docentes ajudem na divulgação


No contexto de sucessivos ataques à universidade pública, projetos e boas iniciativas renovam a certeza de que é preciso defender as instituições de ensino e o que elas representam para o futuro do país.

Apesar de estar temporariamente suspenso por causa da pandemia do coronavírus, o projeto “bem-livros à Ufes” retomará o atendimento às/aos calouros assim que as aulas na Ufes voltarem à normalidade. A ideia é bem simples. Cada novo aluno da Graduação e da Pós-Graduação tem direito a receber um ou mais livro de graça.

O “brinde” de boas-vindas permite que a/o aluna/o retire uma ou mais obras no valor de R$ 50,00 na Livraria da Ufes, situada no Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, em Vitória.  Todas as obras foram publicadas pela Editora Universitária (Edufes) e são, em sua maioria, resultado de pesquisas acadêmico-científicas desenvolvidas por professores (90%), além de servidores técnico-administrativos e estudantes da universidade.

Para ter direito ao “voucher”, a/o ingressante deve comparecer pessoalmente à livraria, apresentar o comprovante de matrícula e escolher o livro desejado. Caso a obra escolhida seja de valor menor do que o do brinde, a Edufes retém a diferença.

Circuito cultural. “Nosso interesse é que o aluno ingressante conheça a Livraria da Ufes e possa voltar a ela mais vezes ao longo do seu curso”, diz o diretor da Edufes, o prof. Wilberth Salgueiro. Indo à Livraria, o visitante poderá conhecer ainda o CineMetrópolis, o Teatro Universitário, as Galerias (Artes e Pesquisa mais a Espaço Universitário) e o Museu de Ciências da Vida.

A ingressante do curso de Jornalismo da Ufes, Raabe Bastos , passeava por entre as estantes da Livraria em companhia das colegas Alice Azevedo e Geovana Maria, ambas veteranas. “Elas falaram do projeto e estão me ajudando a escolher um livro. As opções são muitas”, disse Raabe.

Estimulando a leitura e conhecimento das obras, o “bem-livros à Ufes” já chega ao seu segundo ano.  Em 2019, 60% dos calouros buscaram o projeto. A expectativa é que este ano, a procura aumente. “Esperamos contar com a colaboração das/dos docentes na divulgação junto às /aos alunas/os em sala de aula. Apesar da divulgação institucional, muitos ainda desconhecem o projeto”, diz Wilberth 

Alegre e São Mateus. Os calouros ingressantes nos cursos dos campi de Alegre e São Mateus podem escolher o livro diretamente pela internet, acessando o catálogo da editora em www.edufes.ufes.br. A lista com as obras escolhidas será, então, encaminhada à Livraria da Ufes, que vai providenciar o envio dos livros.

Acervo. O acervo científico, cultural e técnico da Livraria da Ufes contempla as diferentes áreas do saber e conta com 350 obras, das quais 150 estão disponíveis gratuitamente em formato digital.

Novo prazo para retirada dos livros será divulgado assim que as aulas foram retomadas.  “Inicialmente, os calouros ingressantes em 2020/1 poderiam retirar os livros até 30 de abril. Com certeza, essa data será ampliada”, garante o professor Wilberth.

Fonte: Adufes