Adufes participa de reunião conjunta dos setores das IFES e IEES/IMES online e reforça unidade para combater ataques

Representou o sindicato no segundo encontro virtual do Andes-SN, no último dia 29 a presidenta Ana Carolina Galvão.

A atividade contou com a participação de mais de 50 seções sindicais do Sindicato Nacional (ANDES-SN) em reunião dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes). Em pauta, os informes nacionais, conjuntura, eleições para reitor(a) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a luta contra EaD e trabalho remoto. Durante a reunião, a categoria discutiu os desafios para manter a  mobilização durante o isolamento social e aumento de casos da Covid-19.

Na reunião, foram destacados o avanço da pandemia, os impactos econômicos e a intensificação dos ataques aos direitos da classe trabalhadora, sobretudo  no funcionamento das IES públicas, com a imposição de trabalho remoto e de EaD. Também foram debatidos os  ataques aos direitos dos servidores. As seções sindicais relataram as diversas ações promovidas na pandemia.

O principal encaminhamento da reunião foi no sentido de que o ANDES-SN e suas seções reforcem a unidade classista nos espaços de luta. Outro ponto importante está na defesa da autonomia das IES sobre o calendário acadêmico. Nos próximos meses, diante das discussões sobre o retorno das atividades, as seções sindicais atuarão na defesa de políticas que não acarretem a exclusão dos diversos segmentos da universidade, tampouco o aprofundamento da precarização das condições de trabalho de docentes com as atividades remotas.

“As reuniões dos setores são importantes para que possamos aprofundar nossas análises e também para conhecer tanto o direcionamento nacional quanto de outras seções sindicais a respeito dos temas que estão mais destacados nesse momento”  ressalta a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão. Segundo a presidenta, os encaminhamentos dados na reunião e as notícias sobre as outras seções mostram que a Adufes está em unidade de ação nos enfrentamentos  coletivos pela universidade pública. “Mais uma vez ficou evidenciado que a posição da Adufes pela autonomia da universidade nas decisões sobre o calendário acadêmico está afinada ao conjunto das seções sindicais e da maioria das universidades públicas”, reitera Ana Carolina.

A Adufes sugeriu que o Andes-SN colete as informações dos planos de biossegurança, contingência e diagnósticos das IES. A direção nacional já fez a solicitação e a Adufes já  enviou os dados da Ufes. “Julgamos importante que esses dados sejam analisados para fazer um mapa nacional a respeito dos encaminhamentos que estão sendo dados nas instituições”, afirma Ana Carolina.

Outro destaque da reunião dos setores foi a indicação da realização de reunião do GT de Política Educacional para debater as questões do ensino remoto (ou variantes e afins) e do teletrabalho.

Veja relatório na íntegra aqui

Fonte: Adufes