Adufes analisa propostas de resolução sobre o ensino remoto


A diretoria da Adufes fez uma análise das principais dúvidas, críticas e sugestões dos Centros de Ensino que foram remetidas à Câmara Central de Graduação (CCG) a respeito da proposta de resolução sobre o ensino remoto. A partir do levantamento, o sindicato organizou uma análise comparativa entre a primeira versão da proposta de resolução, submetida aos Centros e discutida na CCG e a segunda versão da resolução, aprovada na CCG e agora encaminhada ao CEPE. Entre os itens apontados estão a  acessibilidade, a inclusão digital e condições de trabalho/estudo para toda comunidade acadêmica. Veja aqui a análise completa

“Nossa intenção não foi entrar no mérito de sugestões mais ou menos pertinentes. A questão é que essa análise revela que muitos pontos não foram atendidos. Há artigos ou parágrafos com seis, sete e até oito observações de Centros e Departamentos, sem que nenhuma modificação tenha sido feita entre a primeira e a segunda versão”, destaca Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes.

De acordo com o extrato de ata da reunião da CCG, anexado ao Processo 23068.032104/2020-56, “o compilamento das contribuições das câmaras locais deveria ser realizado pela Prograd e apresentado na reunião de 27/7/20”. Assim, a Pró-Reitoria de Graduação fez o trabalho de sistematizar os diferentes documentos para apresentar na reunião da CCG. Para Ana Carolina não há nenhum problema nesse esforço da Prograd. Entretanto, na avaliação da presidenta da Adufes, é nocivo ao efetivo diálogo que esse processo tenha sido foi feito entre sexta (24/07) e segunda (27/07) e que os documentos dos centros só tenham sido disponibilizados aos membros da própria CCG depois da reunião, em 30/07. “Isso significa que os membros da CCG não puderam analisar as proposições dos outros centros, não puderam avaliar as diferentes possibilidades, ou seja, votaram no escuro”. 

O processo de discussão sobre a implantação de um semestre especial com adoção de ensino remoto está previsto para ser discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) nesta quinta, 13. A Adufes encaminhou, na segunda, 10, solicitação para participar da reunião, mas ainda aguarda resposta da reitoria. 

Outras notícias – Reveja:

Adufes solicita participar da sessão do Conselho Universitário e encaminha propostas de “Protocolo para o Trabalho Remoto”

Plenária da Comunidade acadêmica reivindica transmissão ao vivo das sessões dos Conselhos Superiores da Ufes sobre ensino remoto

Centros criticam falta de amplo debate sobre ensino remoto na Ufes

Fonte: Adufes