Sexta (21): live com representantes do Cepe discutirá “Ensino remoto: precarização da universidade pública”

A transmissão será a partir das 17 horas pelo Youtube e Facebook da Adufes. ACESSÍVEL EM LIBRAS

O ensino remoto aumentará significativamente a exclusão de milhares de discentes que não poderão participar do semestre especial em formato virtual, previsão demonstrada em pesquisa realizada pela própria Ufes. Esses e outros aspectos serão discutidos em live, que tem como tema central o “Ensino remoto: precarização da universidade pública”. A atividade terá a participação das/os representantes das/os docentes, técnicas/os administrativas/os e estudantes, que atuam como conselheiras/os no Conselho de Ensino, Pesquisa, Ensino e Extensão da Ufes (Cepe).

Desde o início da implantação das atividades de ensino remoto pela Ufes, a Adufes e demais segmentos de representação da comunidade acadêmica vêm se manifestando contrariamente à adoção desse modelo. Eles apontam que a alternativa adotada pela reitoria intensifica a precarização do trabalho docente e de servidoras/es técnicas/os, que não pararam, mesmo quando foram suspensas as atividades presenciais, no mês de março.

Aprovação do Earte. Nesta semana, a decisão da Ufes pelo “ensino-aprendizagem remoto, temporário e emergencial” (Earte) foi tomada unilateralmente pela reitoria, não tendo sido de fato submetida aos Conselhos Superiores, afirmam as/os representantes dos segmentos docente, discente e de técnicas/os. Para eles, o que foi levado aos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão foram propostas de resolução que normatizam apenas a forma de implementação do Earte.

A implantação do Earte foi marcada pela ação de conselheiras e conselheiros, que  se mantiveram em sessões longas, por vários dias, devido à insuficiência de tempo para o debate. “O fato de uma sessão do Cepe precisar ser suspensa e retomada tantas vezes para deliberar sobre um tema é indício de que não houve acúmulo de discussão e participação da base da comunidade”, aponta Junia Zaidan, secretária geral da Adufes. “Durante as sessões do Cepe, revelaram-se as contradições da condução de todo esse processo”, conclui.

Ufes adota ensino remoto e aumenta o fosso da exclusão

NOTA DA DIRETORIA DA ADUFES SOBRE A ADOÇÃO DO EARTE

Professor/a, você também pode colaborar. Participe da live, faça perguntas ao vivo, tire suas dúvidas. Inscreva-se no nosso canal no Youtube Adufes Seção Sindical ANDES – Sind Nacional. Acesse também facebook.com/ADUFES.secao.sindicalTwitter e Instagram 

Fonte: Adufes