Adufes reforça necessidade de diálogo na universidade e da luta contra a Reforma Administrativa durante abertura da Semana da/o Servidor/a

A atividade teve início nessa segunda, 26, em formato virtual e vai até sexta, 30.

Na oportunidade, a presidenta da Adufes, professora Ana Carolina Galvão, destacou a importância da articulação para fortalecer o processo de escuta, a defesa do serviço público de qualidade para a população e a valorização das servidoras e servidores. Como o tempo estabelecido foi de apenas 5 minutos, a Adufes apenas teve oportunidade de salientar a importância das entidades para as lutas comuns, nesse momento, em especial a Reforma Administrativa.

A mesa de abertura foi transmitida pelo canal da Ufes no YouTube abrindo as ações em lembrança ao 28 de outubro, Dia da Servidora Pública e do Servidor Público. Ana Carolina lembrou que assim como os serviços da saúde, os demais setores da universidade também não pararam na pandemia, estando à serviço da população. E citou a luta contra o Projeto de Emenda à Constituição 32/2020, que versa sobre a Reforma Administrativa. “Precisamos apresentar a importância do trabalho que desempenhamos e como ele vem sendo feito, ainda que sob muitos ataques”, disse Ana.

A presidenta salientou que a Adufes, como entidade de representação das professoras e os professores, vem atuando há mais de 40 anos e juntamente com o Andes-SN – Sindicato Nacional -, defendendo a educação e demais serviços públicos. “Precisamos realizar ações e amplo diálogo para derrubarmos a reforma”, reforçou. Para ela, a Semana do Servidor 2020 deve proporcionar, ainda que de forma virtual, o encontro e estabelecimento das relações democráticas com a comunidade acadêmica.

Por fim, lamentou as vidas ceifadas pela Covid-19 que já ultrapassam 157 mil óbitos e frisou que “não há nada a ser comemorado, pois o que temos são motivos para ir à luta e fazer desta semana, um momento importante de reflexões sobre a Reforma Administrativa e as nossas condições de trabalho”. Com essa fala, Ana Carolina, encerrou sua participação, colocando o sindicato à disposição de todas e todos.

Fonte: Adufes