Plenária aprova plano de ação em defesa dos serviços públicos

Na programação estão atos e debates para discutir indicativo de greve geral do funcionalismo.  

A organização do plano de luta unitária foi definida na Plenária Nacional das Três Esferas do Serviço Público e Estatais, que aconteceu sábado (24) por meio de videoconferência. A Adufes esteve representada pela presidenta Ana Carolina Galvão e pelo diretor Edson Cardoso. A atividade, que contou com mais de 380 servidores de diversas entidades, foi organizada pelo Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), com organizações sindicais do funcionalismo estaduais e municipais e das estatais.

Nesta quarta-feira, 28, Dia do Servidor, servidoras/es e trabalhadoras/es de várias áreas vão se unir em atos para defender o serviço público de qualidade e as estatais brasileiras, que vem sendo atacadas pelo governo de Jair Bolsonaro. Uma das medidas de destruição é ‘reforma’ Administrativa (Emenda Constitucional nº 32/2020) que foi enviada ao Congresso Nacional por Bolsonaro. Na avaliação das entidades, para vencer a PEC 32 e também enfrentar a sanha de privatizações do atual governo é preciso construir um movimento nacional que reúna milhões de trabalhadores.

Atividade no Estado. No ES, o Movimento em Defesa dos Direitos e do Serviço Público de Qualidade, que agrega cerca de 40 entidades, entre elas a Adufes, já começou a entregar Carta Aberta aos parlamentares capixabas, destacando a preocupação com a PEC 32/2020 e reivindicando que eles se manifestem contrariamente a ela. No documento, as entidades destacam o atendimento à população por meio do serviço público não é o motivo do esvaziamento dos cofres públicos.

“Precisamos nos unir para combater os desmontes e lutar pelos direitos da população”, diz a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, ressaltando atividades importantes já realizadas, como atos nos dias 30 de setembro e 3 de outubro (linkar). Na avaliação das entidades, organizar o conjunto da classe trabalhadora para resistir à chamada “Reforma Administrativa” é fundamental, pois ela afetará principalmente os mais vulneráveis, pois vai dificultar a contratação de servidores públicos e ampliar a terceirização e a privatização dos serviços essenciais à população.

A plenária nacional, que contou com participação de representantes de 5 centrais sindicais e representantes de entidades de 19 estados, foi transmitida pelo facebook do Sinasefe.  No próximo dia 3 de novembro, haverá reunião de balanço dos Fóruns Estaduais que vem fortalecendo os Grupos de Trabalhos regionais. Já no dia 11/11, as entidades se reúnem para debater o indicativo de greve geral do funcionalismo e preparar o Dia Nacional de Lutas em preparação ao movimento paredista. #EuDefendoServicosPublicos

Fonte: Adufes