Assembleia destaca a realização da sessão aberta dos Conselhos Superiores da Ufes sobre impactos da reforma administrativa

A solicitação de realização da sessão aberta dos Conselhos Superiores da Ufes – Universitário (CUn), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores (CCUR) -, foi feita em outubro pelas entidades (Adufes, Sintufes e DCE) e também inclui pedido de posicionamento sobre cortes no orçamento e Portarias 433 e 434, sobre Ensino à Distância. O ponto foi reforçado em reunião entre a Adufes e o reitor Paulo Vargas no último dia 12.

Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes, explicou durante a assembleia geral (AG) realizada na sexta (27) que a sessão aberta vai tratar dos “Impactos da Reforma Administrativa nas Instituições Federais de Ensino Superior”. A atividade online será transmitida pelo canal UfesOficial  nesta quinta (3), às 14 horas.

Informes jurídicos durante a AG. A Assessoria Jurídica e a presidenta da Adufes estiveram em 25/11 numa audiência virtual com Ministério Público do Trabalho, para tratar da segurança do trabalho remoto em relação à categoria docente. Após a apresentação dos diversos problemas enfrentados, a Procuradoria indicou que seja marcada reunião na tentativa de sanar algumas dificuldades.  Outro informe, foi sobre a Representação contra a determinação do Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais, que a Adufes, entendendo ser precipitada, buscou justificativas, cujos pontos estão em apuração no Tribunal de Contas do Estado e no Ministério Público do Trabalho. O Estado também foi notificado pelo Ministério Público Estadual. Adufes, Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes) e Frente Popular em Defesa do Direito à Educação também protocolaram requerimento na Ouvidoria-Geral do Espírito Santo.

Relatório de atividades 2020. Na AG, a diretoria apresentou o Relatório de Atividades do sindicato para o ano de 2020. Previsto em regimento, o documento foi apreciado pela categoria, que teve a oportunidade de acessá-lo previamente. Sem pedidos de alterações, as atividades foram comentadas pelas/os presentes quanto aos desafios e empenho do sindicato nas ações durante a pandemia. Para conhecer o relatório, clique aqui.

Não nomeação de reitores/as. Durante a AG, também foi dado informe sobre a participação da Adufes em reunião convocada pelo Andes-SN, no último dia 25, com representantes das seções sindicais cujas instituições sofreram intervenção do presidente da República na nomeação de reitoras/es. Até o momento já são dezoito universidades, Institutos Federais e Cefet nessas condições. Neste contexto, foram indicadas algumas ações, como audiência pública no Congresso Nacional, a consolidação de um dossiê para registro histórico e ampla divulgação da realidade vivenciada nas Instituições Federais de Ensino (IFE), reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal, panfletos em defesa da gestão democrática, campanha publicitária de abrangência nacional e a organização de um dia nacional de paralisação em defesa da democracia e autonomia das instituições.

Unimed. A tesoureira da Adufes, Fernanda Binatti, informou que os descontos dos reajustes por faixa etária e anual referentes ao mês de dezembro – Plano de saúde Unimed -, serão realizados no boleto de janeiro/2021. Leia aqui.

Delegação 10º Conad Extraordinário. A categoria elegeu como delegada a professora Aline Bregonci (CCAE), vice-presidenta da Adufes. Ana Carolina Galvão (CE), presidenta do sindicato e o professor José Antônio da Rocha Pinto (CCE), preencheram as vagas de observadora e observador do Conad.

Fonte: Adufes