Conselho Universitário decide pela validação do processo eleitoral do Centro Tecnológico e reitor indica o atual diretor como Pró-tempore

A recomendação é que a pesquisa eleitoral seja concluída até 26 de fevereiro de 2021. Reitor nomeia o diretor Geraldo Sisquini para permanecer no cargo até a realização das eleições.

Conforme anteriormente noticiado pela Adufes, a comunidade acadêmica do Centro Tecnológico (CT) escolheria sua direção (2021-2024) ainda em 2020. Porém, no final de novembro o Conselho Departamental do CT cancelou o processo eleitoral, o que levou diversos de seus membros a recorrer da decisão junto ao Conselho Universitário (CUn). No último dia 23, por maioria, o parecer da Comissão de Legislação e Normas foi aprovado em plenária do CUn, declarando nula a decisão do Conselho Departamental de cancelar ou anular o processo em curso e validando as decisões tomadas pela Comissão de Pesquisa Eleitoral, além de determinar que a mesma Comissão proponha os ajustes ao calendário eleitoral, uma vez que ele já está inviabilizado. O CUn também recomendou que a pesquisa eleitoral seja concluída no máximo até 26 de fevereiro de 2021 (veja decisão na íntegra).

Diretor pró-tempore. Com o adiamento da eleição e o fim do mandato dos atuais ocupantes de direção e vice, o CT precisa de um diretor pró-tempore. Conforme Estatuto da Ufes, Art. 58, “[…] Em caso de vacância do cargo de Vice-Diretor, este será substituído, para complemento de mandato, pelo docente mais antigo no magistério, dentre os membros do Conselho Departamental”. Contudo, em 23/12, em reunião do Conselho Departamental do CT, o professor Sisquini – há 8 anos diretor de Centro – se candidatou a continuar ocupando o cargo até a realização das eleições. Em votação, o atual diretor recebeu 8 votos contra 5 para o Decano e 1 abstenção (do próprio Decano). Antes da realização da votação, a comunidade acadêmica do CT já havia divulgado manifesto pedindo a nomeação do Decano, afirmando que o professor Antônio Sérgio Ferreira Mendonça “reúne isenção, experiência e bom senso, imprescindíveis para assegurar calmaria ao momento de tormenta que estamos vivendo no Centro Tecnológico”.

Ficou então a cargo do reitor Paulo Vargas a decisão de nomear decano, como previsto em Estatuto ou nomear o atual diretor para seguir no cargo, conforme sua candidatura apresentada ao Conselho Departamental. Em 28/12 o atual diretor do CT solicitou a interrupção de suas férias e na mesma data foi nomeado pelo reitor para permanecer no cargo.

 

 

 

 

Adufes