Companheiro Lula Rocha, presente!

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Lula Rocha, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (11). A Adufes manifesta sua solidariedade aos familiares e aos amigos, que, sabemos, são muitos. Lula Rocha teve uma trajetória incansável de lutas pelas causas populares, principalmente no Movimento Negro e no movimento de Direitos Humanos.

Nesse caminhar, semeou esperança, colheu vitórias coletivas e ganhou a admiração de muitos. A Adufes tem o privilégio de ser parceira da Rede de Cursinhos Pré-Vestibulares Populares AfirmAção, coordenada por ele.

Lula foi parceiro também em muitas outras ocasiões, como a criação de uma ouvidoria popular de segurança na Ufes, quando a universidade firmou convênio com a Polícia Militar e nas manifestações anuais – desde 2017 – pelos mortos da greve da PM do Espírito Santo, por meio do Fórum Capixaba de Lutas Sociais, integrado pelo sindicato.

Nosso companheiro estava à frente do Círculo Palmarino; foi da pastoral operária, do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo, do Fórum Igrejas e Sociedade em Ação; presidiu o Conselho Estadual de Direitos Humanos e esteve em várias gestões, entre elas, o biênio 2017-2019, no qual a Adufes teve assento e assim, a honra de mais uma vez conviver com Lula.

Onde havia luta, esperança de dias melhores para a classe trabalhadora, ele estava lá. Nosso companheiro irá fazer falta, mas fica entre nós seu exemplo, de ser humano incomparável, amigo dedicado, militante incansável.

Lula Rocha, presente, hoje e sempre, em nossas atitudes, nossas lutas e nossos corações!

Adufes