Carta Aberta defende democracia na nomeação de reitores e reitoras/ diretores e diretoras

Por meio da circular 020/2021, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) encaminhou o documento “A Democracia Precisa Prevalecer: Carta Aberta das Reitorias e dos Reitores/ Diretores Eleitos e Não Empossados”, no qual é reforçada a necessidade de defesa da democracia, respeitando a vontade da comunidade acadêmica na escolha das reitoras e reitores/diretores e diretoras eleitos e eleitas nas Instituições Federais de Ensino Superior. (IFES).

O documento é assinado pelos 20 eleitos e eleitas não empossados/as, entre eles, a epidemiologista e professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ethel Maciel. Apesar de ter sido escolhida pela maioria na consulta à comunidade, realizada em novembro de 2019, e tendo sido indicada pela reunião conjunta dos Conselhos Superiores como primeiro nome na lista tríplice, enviada ao Ministério da Educação (MEC), Ethel não foi nomeada.