Docentes discutem indicativo de greve sanitária em Assembleia nesta quarta, 3

O debate do indicativo é uma orientação dos Setores do Andes-SN. A AG será virtual, às 15h.

Seções sindicais do Andes-SN, incluindo a Adufes, realizarão, até 5 de fevereiro, rodadas de assembleias nas bases para discutir a greve sanitária, caso o Ministério da Educação (MEC) insista no retorno presencial das aulas no dia 1° de março. A decisão foi tomada em reunião virtual conjunta dos setores das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), em dezembro.

A categoria tem sido alvo de intensos ataques, como a autonomia e as intervenções nas universidades, institutos e Cefet; pressão para o retorno às atividades presenciais sem que haja vacinação em massa; e também com a nova regulamentação das atividades para as/os docentes no âmbito da carreira docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Na AG, as/os professoras/es também irão discutir mobilização contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020 (Reforma Administrativa), em curso no congresso, que pretende, entre outros ataques, pôr fim à estabilidade no serviço público.

As deliberações das seções sindicais sobre o indicativo de greve serão novamente debatidas em reunião dos setores do Andes-SN, agendada para o dia 6/2. Para a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, é fundamental a defesa da vacinação gratuita para todas e todos, como condição para que as atividades retornem presencialmente em toda a educação. “Vamos debater o indicativo de greve reafirmando a defesa da vida e da educação pública”, diz.

O Espírito Santo recebeu até agora 153.020 doses da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19), e em 18 de janeiro deu início à campanha de vacinação. Segundo a Secretaria de Saúde do ES (Sesa)   72% dos profissionais serão imunizadas.  Ainda de acordo com o governo, as doses dão conta de 100% dos indígenas, idosos que vivem em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência em residências inclusivas. Está prevista chegada de vacinas do Instituto Butantan esta semana, mas sem previsão de dia e quantidade.  A nova remessa será destinada a idosos maiores de 90 que não moram em instituições de longa permanência e parte delas vai para completar o processo de imunização dos trabalhadores da saúde. O ES tem mais de 4 milhões de habitantes.

A plenária contará com participação de uma convidada especial, a professora do Departamento de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e especialista em Epidemiologia, Ethel Maciel,  que dialogará com a categoria sobre a pandemia, vacinação no Espírito Santo e as principais preocupações sobre o retorno das aulas sem imunização das/dos profissionais da educação e da comunidade escola.

Assista vídeo de Ethel Maciel sobre vacinação no Youtube da Adufes 

Assembleia Geral virtual. A/o docente que já se cadastrou para participar de AG em 2020 ou de qualquer outra atividade virtual do sindicato não precisará se inscrever novamente na plataforma. Mas quem nunca se registrou deverá preencher os dados para o primeiro acesso. É importante que a/o sindicalizada/o entre na plataforma com nome e sobrenome para que possa ser computada a presença na assembleia. A sala estará aberta a partir das 14h para que as/os professoras/es possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo.

Em caso de dificuldade, a/o docente pode entrar em contato pelo Whatsapp da comunicação: 27 99943-0299.

O link para a sala virtual é https://adufes.webex.com/meet/adufes

Leia: Atenção: Assembleia Geral da Adufes será no próximo dia 3, quarta

Adufes