Sociedade Civil vai às ruas em carreata contra a Reforma Administrativa

Movimento faz parte da Jornada de Luta pelo serviço público e por vacinação gratuita em todo o país

Mais de 100 carros percorreram as ruas de Vitória para a Carreata em Defesa da Vida e dos Serviços Públicos na manhã desta segunda-feira (1). Realizada pelo Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade, como parte do Dia Nacional de Luta, construído pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a manifestação mostrou o posicionamento contrário da sociedade civil em relação à Proposta de Emenda Constitucional 32/2020, apresentada pelo governo Bolsonaro (sem partido) em setembro de 2020, que trata da Reforma Administrativa.

A reforma atinge o serviço público nas esferas municipal, estadual e federal, ampliando a retirada de  direitos dos servidores e, consequentemente, precarizando ainda mais as políticas públicas. A carreata saiu da UFES, campus de Goiabeiras, passou pela Reta da Penha, Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e finalizou no Palácio Anchieta. Na Reta da Penha os manifestantes pararam em frente à Petrobras para demonstrar solidariedade aos petroleiros, que neste dia primeiro realizaram a carreata “Todos Contra o Aumento dos Combustíveis”, em protesto a mais um reajuste no preço da gasolina e do diesel.

A diretora da Adufes, Junia Zaidan, destaca que, embora a pauta do ato seja o rechaço à Reforma Administrativa e a vacinação gratuita para todas/os  durante o trajeto várias pessoas se manifestaram pelo impeachment do presidente, gritando o “Fora, Bolsonaro!” , já que a Reforma Administrativa é uma proposta de seu governo também marcado pela  falta de um plano nacional de imunização claro e eficiente por parte do Ministério da Saúde. Junia salienta, ainda, a adesão expressiva de vários setores da sociedade civil durante a carreata.

O movimento que construiu a carreata no Espírito Santo é composto por cerca de 50 entidades, entre elas, centrais sindicais, fóruns, associações, coletivos, movimentos populares e sindicatos, como a Adufes. Em todo o país estão sendo realizadas manifestações contra a Reforma Administrativa neste dia primeiro. Nesta tarde o Fonasefe irá entregar, em Brasília, um manifesto aos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados e do Senado. Posteriormente, terá início uma vigília no Congresso Nacional.

Aulas presenciais somente com vacina

A parada feita na Sedu, explica Junia, foi em protesto ao retorno das aulas nas escolas estaduais e municipais nos formatos presencial e híbrido sem que haja vacinação para os profissionais da educação. O movimento acredita que, se de fato a educação é prioridade, antes desse retorno deve ser garantida  a vacinação desses trabalhadores, que não se resumem aos professores, incluindo também profissionais da limpeza, porteiros, entre outros que atuam nas instituições de ensino.

Veja fotos da atividade em Vitória

Adufes