Websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita” destaca relevância do trabalho da universidade

 Exibida em 10 capítulos, a produção destaca as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Centros da Ufes

A primeira produção da websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”, que traz o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe, já está nas redes sociais do sindicato. Serão 10 capítulos, com uma produção que sublinha as atividades de ensino pesquisa e extensão da universidade.

Para situar o/a telespectador/a sobre a sequência das narrativas futuras, o “ Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”- capítulo 1 –  mostra o esforço das/os 1.780 docentes que atuam nos cursos de graduação, mestrado e doutorado; nas pesquisas e projetos de extensão; e dos 1.900 técnico-administrativos na formação anual de 24 mil estudantes.

“Queremos com essa websérie mostrar a importância da Ufes e das/os profissionais que aqui atuam. Contribuímos com a formação de milhares de alunas/os, mestres/as e doutores/as”, frisa a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, ressaltando que a instituição desenvolve mais de 500 projetos de extensão e o atendimento a um público estimado de 3,5 milhões de pessoas.

Depoimento de docentes.  Na primeira edição, a epidemiologista e professora do CCS, Ethel Maciel; além de Alexandre Cardoso da Cunha, docente do Departamento de Terapia Ocupacional, falam do papel indispensável das universidades públicas brasileiras, inclusive na luta para vencer a batalha da pandemia da Covid-19.  “A universidade está cumprindo com seu papel nesta pandemia e continuará a cumprir agora com a vacinação, com as novas análises. Nós vamos caminhar juntos para vencermos mais essa pandemia”, ressalta Ethel no episódio.

Inovação. “Queremos mostrar com essa websérie que a missão de uma universidade pública é servir à sociedade e gerar conhecimento.  Estamos cumprindo nosso trabalho, respondendo a todas demandas exigidas”, ressalta Ana Carolina, destacando que os vídeos irão mostrar os desafios enfrentados por professoras/es, pesquisadoras/es e comunidade acadêmica em tempos tão difíceis.

Chamado para a luta.  Além de falar da importância das pesquisas e das/os pesquisadoras/es, “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”, destacará os problemas pelos quais as universidades estão passando, como a escassez de recursos.  A falta de investimentos por parte do governo Federal nas instituições públicas é, inclusive, apontada pelo professor Alexandre Cardoso da Cunha, no 1º episódio.

Membro do Conselho de Representantes da Adufes, o docente diz que a extensão é um dos pilares da universidade, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e a interação com diversos setores da sociedade. “O problema é a falta de investimentos do governo Federal, que atrapalha a continuidade e ampliação desse trabalho para a comunidade”, conclui o docente. Ele, assim como Ethel Maciel, destaca a importância da luta sindical encabeçada pela Adufes

Adufes