“Minha história com o ANDES-SN”: envie seu depoimento para a Revista Universidade e Sociedade

Os materiais deverão ser enviados até 19 de março para comunicacao@adufes.org.br, que se encarregará de encaminhá-los para a Revista.

Os 40 anos de luta e resistência do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) serão lembrados de forma especial pela próxima edição da Revista Universidade e Sociedade. Além de aceitar artigos de docentes relativos ao aniversário da entidade e à educação superior brasileira, a Universidade e Sociedade contará a história do ANDES-SN por meio da vivência de quem já participou das lutas. Por isso, a categoria está convidada a enviar depoimentos com fotos sobre sua experiência para o e-mail comunicacao@adufes.org.br até 19 de março.

Os registros feitos através de fotos e textos pelas filiadas e filiados da Adufes – que integra a base do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior – poderão compor o painel “Minha história com o ANDES-SN”. Por conta da limitação de espaço editorial, serão selecionados 24 depoimentos, dois de cada regional. Cada participante pode enviar até três fotos numeradas de 1 a 3, acompanhadas do depoimento,.

Veja os requisitos exigidos:  texto em formato “.doc (x) ”, A4 (21 cm × 29,7 cm); margem esquerda e superior: 3 cm; margem direita e inferior: 2 cm; espaçamento de 1,5 entre as linhas; até 1200 caracteres com espaço; até 3 fotos com resolução mínima de 300 DPI e numeradas de 1 a 3; o nome do (a) autor (a) de cada foto; o movimento social ao qual pertence (se for o caso); a legenda da (s) foto (s) – pequeno texto descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro. É imprescindível que, ao enviar o e-mail, a/o filiada/o encaminhe mini currículo (cerca de 3 linhas), endereço completo com CEP, telefones e endereço eletrônico (e-mail) e escreva no assunto: “Minha história com o ANDES-SN”.

“O ANDES-SN tem uma trajetória de lutas e conquistas. Ao longo dessas quatro décadas, a entidade se consolidou por representar uma categoria unidade e combativa”, diz a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão. De acordo com a professora, são incontáveis as lutas do ANDES-SN em defesa da educação, dos serviços públicos, da democracia e da soberania nacional. “É um Sindicato feito por todos nós.  No atual cenário de pandemia, nossa entidade se mantém firme em defesa de uma educação inclusiva e de qualidade, da saúde, da luta pela vacinação em massa para todas e todos, contra a Reforma Administrativa e toda e qualquer iniciativa de precarização do serviço público e da classe trabalhadora”.

História do ANDES-SN. A Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior foi fundada na cidade de Campinas (SP), em 19 de fevereiro de 1981 –  inicialmente como associação nacional, pois a legislação vedava a organização de sindicatos de servidores públicos-, passando a ser Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior após a promulgação da Constituição Federal (1988). Representada por 121 seções sindicais, a entidade conta com aproximadamente 70 mil sindicalizados, entre instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica.

Adufes