Participe da pesquisa Adufes sobre o trabalho/ensino remoto

Desde o início da pandemia, a Adufes tem discutido as implicações do trabalho remoto para as/os docentes e também se empenha no debate sobre o ensino remoto. Este último, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), foi instalado em setembro de 2020, quando o sindicato então implantou a Comissão de Acompanhamento ao Trabalho/Ensino Remoto na Ufes, com a participação de professoras/es de diferentes Centros e Departamentos.

O objetivo do grupo é acompanhar o trabalho docente realizado em modalidade remota e, em particular, o ensino implantado pelo modelo “Ensino-aprendizagem remoto, temporário e emergencial” (Earte), organizando canais de escuta da categoria para fortalecer (ou construir) espaços dialógicos sobre a vida profissional das/os professoras/es.

A Adufes tem analisado as condições de trabalho, as resoluções dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Universitário e atuado junto à Reitoria, à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e outras instâncias para atender às demandas das/os professoras/es. Além disso, realizou em 2020 diversas “lives” e vem produzindo materiais analítico-propositivos, como a cartilha “A Ufes e o ensino remoto em tempos de pandemia” e o caderno  “Trabalho Remoto na Ufes – volume 1” .

Com base nesse acúmulo e para dar continuidade às ações, a Comissão elaborou um instrumento para coleta de dados, intitulado “Percepções sobre o Trabalho/Ensino Remoto e saúde na Pandemia”. A pesquisa será feita de 18 de março a 07 de abril e objetiva analisar os impactos da pandemia no bem-estar da categoria, levantando dados sobre questões pedagógicas e condições objetivas e subjetivas do trabalho remoto. No caso das/os aposentadas/os, o questionário é específico, visando compreender como atravessam esse período da pandemia.

A pesquisa está em monitoramento por e-mail e a partir do dia 24 de março será iniciado o convite por Whatsapp para respondê-la, também com o objetivo de auxiliar no preenchimento e tirar possíveis dúvidas sobre a pesquisa.

A Adufes está disponibilizando o link para que as/os docentes respondam ao questionário, além de fazer um acompanhamento com envio de e-mails, mensagens por Whatsapp e ligação às/aos professoras/es para mobilizar a categoria.

A participação de todas/os as/os docentes (filiadas/os ou não) é muito importante para subsidiar as atividades do sindicato!

Com os resultados, poderemos buscar as melhores formas de atender às/aos professoras/es e intervir na realidade que vivemos neste momento na Universidade, além de produzir um registro histórico sobre o funcionamento da Ufes durante a pandemia.

Participe, convide as/os colegas, ajude a Adufes a colaborar com a Universidade. Responda a pesquisa aqui:

Aposentadas/os:https://pt.surveymonkey.com/r/M35PH2C-docentes-aposentados

Docentes em exercício e colaboradores (aposentados que permanecem com vínculo): https://pt.surveymonkey.com/r/MGK9GGV-docentes-ativos

 

Adufes