Adufes entrega prêmios aos vencedores do concurso de criação da nova marca da entidade

A presidenta da Adufes, professora Ana Carolina Galvão, fez a entrega dos prêmios

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão e o vencedor do concurso, Henrique de Oliveira.

Devido à pandemia e aos riscos de contágio pelo novo Coronavírus, o sindicato não realizou cerimônia para a entrega de premiação aos três primeiros colocados do concurso de criação da nova marca da entidade. O primeiro lugar ficou com o técnico-administrativo Henrique de Oliveira, do Centro de Artes, que recebeu prêmio em dinheiro e uma escultura produzida pelo professor aposentado do Centro de Artes (CAr) e artista José Carlos Vilar. O docente foi quem criou a primeira identidade visual da Adufes, na década de 1980, agora atualizada através do concurso.

Escultura produzida pelo professor e artista José Carlos Vilar.

No processo de reformulação da marca, Vilar contribuiu na elaboração do briefing do projeto para o edital, trazendo referências históricas, e contou que se sentiu prestigiado pelas/os companheiras/os. De acordo com a Comissão Organizadora do concurso, essa foi uma maneira de garantir que o resultado tivesse relação com as marcas anteriores.  “A construção da identidade visual envolveu responsabilidade com a história do sindicato”, disse Vilar.

O 2º lugar ficou com o estudante de Publicidade e Propaganda Pedro Marinho.

O primeiro logotipo nasceu no contexto da ditadura civil-empresarial-militar, marcado pelo autoritarismo e repressão aos docentes. “Queríamos estar juntos e juntas para conversar e a Adufes nos aproximou. A primeira marca é fruto dessa união”, lembrou o artista, agradecendo à diretoria, bem como à Comissão Organizadora.

O 3º lugar ficou com egresso do curso de Desenho Industrial Fábio de Melo.

Os 2º e 3º lugares ficaram com o estudante de Publicidade e Propaganda Pedro Marinho e com egresso do curso de Desenho Industrial Fábio de Melo, respectivamente, ambos premiados com mesa digitalizadora. Para a professora do Departamento de Desenho Industrial, membro do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) da Adufes, Thais Vieira, que presidiu a Comissão Julgadora, manter o diálogo com Vilar sobre a marca ajudou a escolher a proposta que mais se aproximou da história da entidade. “Foi uma tarefa difícil. Recebemos 21 propostas, em sua maioria muito bem desenvolvidas. Esperamos que as professoras e os professores se sintam representadas e representados pela marca escolhida”, destacou, parabenizando os três primeiros colocados.

Professora do Departamento de Desenho Industrial, Thais Vieira, que  presidiu a Comissão Julgadora e professor Vilar, idealizador da primeira marca do sindicato.

Também fizeram parte da Comissão Julgadora a professora Gisele Ribeiro (Departamento de Artes Visuais) e o professor Hervacy Brito (Departamento de Comunicação Social). Já a Comissão Organizadora foi composta pela professora Junia Zaidan, representando a diretoria da Adufes; Alexandre Curtiss e Janaina Frechiani (ambos docentes do Departamento de Comunicação Social); e a jornalista da Adufes, Giselle Pereira. A construção da nova marca por meio da realização do concurso foi uma deliberação da assembleia geral, realizada no final do mês de agosto de 2020.

O resultado do concurso foi divulgado de forma ampla nos canais da Adufes durante o mês de dezembro.

Adufes