CEI Criarte abre edital para sorteio de vagas para o ano de 2021

As 44 vagas serão distribuídas entre docentes, técnicos-administrativos e estudantes da Ufes, além de membros da comunidade externa

Poucos sabem, mas o Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte é uma escola de Educação Infantil federal, vinculada ao Centro de Educação (CE) e que atende docentes, técnicos-administrativos e estudantes da Ufes, além de membros da comunidade externa.

O CEI Criarte existe desde 1976 e passou por várias transformações, sendo que apenas em dezembro de 2013 foi publicado o primeiro edital para concurso público para o cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). As professoras começaram a ser nomeadas em 2014 e hoje o quadro é composto por 9 docentes.

Fernanda Chiote, diretora da Adufes e professora da escola, chama a atenção para a formação das docentes, que possuem mestrado e doutorado, que é uma das pautas de luta para toda a educação básica. Além disso, as unidades de educação infantil universitárias tanto fortalecem o reconhecimento da educação infantil como primeira etapa da educação básica, como se destacam por serem campo de ensino, pesquisa e extensão, com dedicação exclusiva da jornada de trabalho a uma única escola para isso, o que tem impacto importante na qualidade do trabalho educativo.

Fechamento de turmas. O CEI Criarte costumava atender dez turmas de crianças de 1 a 5 anos, mas atualmente são atendidas somente sete turmas de crianças de 2 a 5 anos, pois sem a liberação de novas vagas para nomeação de professoras/es, foi preciso fechar duas turmas de crianças de 1 ano de idade e uma turma de crianças de 2 anos para que a instituição atendesse de forma legal, ou seja, sem desvios de função. Por isso, Fernanda salienta que “é preciso lutar para ampliar o quadro docente do CEI Criarte para que tenhamos professores de áreas específicas, como Artes e Atendimento Educacional Especializado, bem como para a reabertura das três turmas”.

Edital 2021. Nessas condições, o edital previsto atenderá crianças nascidas entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2019, para as turmas dos grupos 2 a 5.

As inscrições serão realizadas no site www.criarte.ufes.br das 00h do dia 26 até às 23h59min do dia 30 de abril.

O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube CEI – Criarte Ufes  no dia 13 de maio a partir das 9h.

Para mais informações sobre o edital, acesse criarte.ufes.br ou entre em contato com ceicriarte.secretaria@gmail.com.

Adufes