Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual divulga material informativo

Conheça os Grupos de Trabalho da Adufes

Abaixo, vai o texto do comunicado.

O GTPCEGDS (Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual) propõe atividades dentro da luta sindical e em toda a sociedade, objetivando a construção de um espaço inclusivo para todas, todos e todes.

Como forma de articular nossas discussões estamos apresentando uma comunicação que será apresentada regularmente para facilitar nosso contato. Nesse primeiro informe, trazemos uma dica sobre como lidar com a homofobia e a transfobia.

(SE) INFORME E (SE) TRANSFORME

A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA promovida pela homofobia e pela transfobia atinge, diretamente, lésbicas, homossexuais e transexuais, também suas famílias e amigos. Muitas vezes ela é explicitada nos locais de trabalho, afetando o desenvolvimento pessoal e profissional de quem a sofre e de quem, mesmo não sofrendo, se cala diante dela. Trate todas as pessoas, no seu ambiente de trabalho, com EMPATIA e educação, tendo uma atenção especial com pessoas que sofrem por serem diferentes. O uso de palavras inapropriadas, piadas, comparações, a desqualificação profissional e a exposição da vida íntima no trabalho são as principais ferramentas dessa violência, que pode, com o tempo, evoluir para outras violências como o assédio moral (como na relação empregado-empregador), violência sexual (sexo não-consentido e assédio sexual por companheiros de trabalho) e violência física.

Se você não está familiarizado (a) com os termos contidos neste texto ou se tem dúvidas quanto às características da VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA, se informe e se transforme. Pode começar com alguns materiais como:

Unidos pela Liberdade. Separados pelo preconceito. Disponível em:

Manual de Comunicação LGBTI+. Disponível em: