Divulgado o 3º capítulo da Websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”

A unidade em destaque é o Centro de Ciências Exatas (CCE), em Goiabeiras/Vitória  

O 3º capítulo da websérie Adufes nos Centros está disponível nas redes sociais do Sindicato. Esta edição traz o CCE, onde funcionam as graduações em Matemática, Química, Física e Estatística. Além disso, há seis programas de pós-graduação com mestrados e doutorados. O trabalho é desenvolvido por 127 professoras e professores, junto com 54 técnicas e técnicos em educação.

No CCE, encontra-se o Laboratório Matemateca, que produz material didático, lúdico e expositivo sobre matemática. Além disso, segundo Etereldes Gonçalves Junior, professor do Departamento de Matemática e Coordenador do Laboratório, uma das atividades desenvolvidas é o fornecimento de dados para ajudar o Governo do Estado no enfrentamento à pandemia. O laboratório conta com recursos do CNPq desde 2017 e é o único contemplado no estado na linha chamada de “estadual de financiamento”.

 

Formação da Rede Básica de Ensino. Os sucessivos cortes de recursos promovidos pelo Governo Federal têm dificultado um dos trabalhos primordiais do CCE, que é a formação continuada de professoras/es da Rede Básica de Ensino.

A professora Ana Claudia Locateli, do Departamento de Matemática, destaca que a falta de recursos prejudica principalmente os programas de formação continuada para docentes.

“A falta de investimentos também afeta a pesquisa e os laboratórios, pois precisamos comprar insumos e dar manutenção em equipamentos”, relatou Ana Claudia.

Sindicalize-se.. Para a continuidade das inúmeras atividades que beneficiam a sociedade dentro e fora da Universidade, o investimento público é imprescindível. Diante da tentativa de destruição do serviço público empreendida pelo governo, a Adufes intensifica sua mobilização junto às/aos docentes pela universidade que queremos construir e você é parte importante desse processo. Filie-se à Adufes!

Adufes