Adufes pauta novamente adoecimento da comunidade universitária junto à Reitoria

Com base em expressiva amostragem de pesquisa, assembleia decide por reivindicar alteração em resoluções sobre trabalho remoto, carga horária didática e calendário acadêmico. 

Adufes pediu à Reitoria que as alterações propostas sejam analisadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em caráter de urgência. “Fizemos um conjunto de apontamentos que foram encaminhados no dia 4 de maio, antes do envio da pauta aos Conselheiros. Esperamos que a discussão aconteça na sessão de hoje”, diz Ana Carolina Galvão, presidenta do sindicato.

Em dados preliminares da pesquisa realizada pela Adufes, da qual participaram quase 600 professores, durante a pandemia, 48,41% das/os docentes estão trabalhando jornadas de 8 a 10 horas diárias e 30,73%, mais de 10 horas.

A pesquisa mostra também a falta de apoio por parte da universidade para as tarefas laborais, já que 95,38% das/os professoras/es afirmam que a infraestrutura utilizada para trabalhar foi providenciada por elas/es mesmas/os. Além disso, 72,10% indicaram que apresentaram ou apresentam problemas ergonômicos e 45,68% indicaram adoecimento psíquico durante o trabalho remoto.

A situação de trabalho remoto prolongado não é por vontade da comunidade acadêmica. Ela resulta das políticas sanitárias inadequadas definidas pelos governos. A categoria docente (e os demais segmentos) não podem pagar com suas vidas por algo que não escolheram e a Ufes não pode optar por políticas de normalização da excepcionalidade e, ainda mais grave, por políticas de intensificação do adoecimento das pessoas.

Colapso. “As professoras e os professores estão à beira do colapso. É triste ver que diante de situação tão grave as providências não são tomadas, são lentas ou são individualizadas”, lamenta Ana. As demandas da categoria foram enviadas à Reitoria, mas também copiadas à Comissão de Política Docente e à Comissão de Ensino de Graduação e Extensão, ambas do Cepe. “Fizemos isso para dar conhecimento às conselheiras e aos conselheiros. Temos outras solicitações enviadas à Reitoria que andam muito lentamente ou nem andam e por isso buscamos sensibilizar os membros do Cepe para a urgência e relevância do debate”, finaliza Ana.

Veja aqui o conjunto de reivindicações enviadas à reitoria.

Adufes