#29M: milhares saem às ruas da capital capixaba contra Bolsonaro e Mourão

Em Vitória, de acordo com a organização, o ato envolveu cerca de 10 mil manifestantes. Em cerca de dez cidades do ES, também houve atividade.

No final da tarde de sábado, 29, representantes de movimentos populares, sindicais, coletivos e movimentos estudantis se concentraram em frente ao Teatro Universitário da Ufes, de onde saíram com bandeiras, faixas, cartazes e palavras de ordem como “Fora, Bolsonaro” e denunciando as mais de 460 mil mortes em decorrência das políticas genocidas do governo Bolsonaro na gestão da pandemia da Covid-19. Como uma das entidades que construiu a mobilização, a diretoria da Adufes marcou presença na atividade, junto de docentes da base do sindicato.

As/os manifestantes partiram da Ufes e ocuparam as três faixas da avenida Fernando Ferrari, cruzaram a Ponte da Passagem e seguiram pela Reta da Penha até a Avenida Rio Branco. De lá, se dirigiram à reitoria do Ifes, em Santa Lúcia, onde o ato foi encerrado.

As pessoas seguiram as avenidas à pé, de bicicleta e de carro. A organização assegurou as medidas sanitárias, distribuindo máscaras, álcool gel e monitorando o distanciamento social.

“Este dia marca nosso retorno às ruas e a intensificação da luta, que jamais cessou, contra Bolsonaro e aqueles que atuam contra os trabalhadores”, disse a secretaria geral da Adufes e uma das organizadoras do #29M, Junia Zaidan, lembrando que os principais motivos que levaram as pessoas às ruas foram, além do “Fora, Bolsonaro e Fora, Mourão”, a exigência de um auxílio emergencial de no mínimo R$600,00, recomposição de verbas para saúde e educação, o repúdio às privatizações e o rechaço à Reforma Administrativa (PEC 32).

Indignação. “Cada vida importa e mais de 460 mil já foram abreviadas pela política genocida de Bolsonaro”, criticou Junia, que lembrou que desde que a pandemia teve início, os movimentos sindicais e populares estão se reinventando, devido à restrição de eventos presenciais, seja na realização de atos, carreatas, audiências populares, faixaços, plenárias, memoriais às vítimas da Covid-19 – sempre na tentativa de seguir e ampliar a luta unificada.

Faixaço no interior do ES. Aline Bregonci, vice-presidenta da Adufes participou em Alegre, com representações do Fórum de Mulheres, do Coletivo Umas pelas Outras e pessoas independentes, do #29M com faixas e cartazes; o material foi afixado na Praça 6 de janeiro. “A ideia foi marcar presença na data e reforçar as pautas por vacina para todas e todos, auxílio emergencial, mais recursos para a saúde, recomposição do orçamento da educação e Fora Bolsonaro e Mourão. Também denunciamos a PEC 32, que objetiva precarizar os serviços públicos”.

A vice-presidenta considerou a atividade positiva. “As pessoas que transitavam pela praça puderam visualizar os cartazes e as faixas, além de ouvir algumas falas que foram feitas ao microfone. Toda essa movimentação contribuiu para que refletissem sobre o nosso contexto”.

Manifestações em todo país. De acordo com apurações, os protestos do #29M contaram com a presença de mais de 450 mil pessoas e aconteceram em mais de 200 municípios brasileiros, em todas as capitais e Distrito Federal, além de 14 cidades do exterior.

Adufes