Adufes nos Centros – CCHN – novo episódio da websérie destaca a importância da  pluralidade de pensamento e do investimento público na universidade

Composta por 10 capítulos, a websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é feita” já mostrou o CCS , CT  e o CCE . O foco desta vez é o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), o maior da Ufes.

Com treze cursos de graduação e onze programas de mestrado de doutorado, inúmeros projetos de pesquisa e extensão, o CCHN conta com vários núcleos de ensino, abriga serviços e setores voltados à acessibilidade e ao atendimento da comunidade externa, contribuindo assim na formação de sujeitos com visões críticas e autônomas. A unidade conta, por exemplo, com o Núcleo de Línguas que oferta vários cursos de línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica e o público externo.

Outro espaço importante é o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) que integra a   formação de estudantes do curso de Psicologia, oferta estágios supervisionados e acolhe projetos de pesquisas e extensão das/dos docentes.  No vídeo, a professora Beth Barros fala dos diversos trabalhos do NPA, como a prestação de atividades e serviços psicológicos à comunidade e apoio à rede de saúde mental, atenção básica e de educação da rede pública. Afirma também que os cortes de recursos na educação têm prejudicado o andamento das atividades do NPA. “Não temos mais possibilidade de contratar pessoal para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, assim como de melhorar as condições físicas do Núcleo, que demanda urgentemente intervenções”.

O CCHN forma profissionais para atuarem com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), atendendo assim à demanda educacional, desde que se tornou componente curricular obrigatório para os cursos de licenciaturas. O centro conta também com o Setor de Tradução e Interpretação em Libras, com servidores efetivos no cargo de tradutor intérprete de Libras, que são responsáveis por toda a acessibilidade em Libras produzida no campus de Goiabeiras. Outro projeto político-pedagógico de destaque é o curso de licenciatura indígena que busca formar professoras/es para as escolas localizadas nas aldeias Tupinikim e Guarani no Espírito Santo.

Bolsonaro e os ataques às Ciências Humanas.  A professora do Departamento de Línguas e Letras do CCHN e secretária-geral da Adufes, Junia Zaidan, destaca o papel das ciências humanas e naturais no desenvolvimento das ideias, da arte, cultura e da relação dos seres humanos com o meio ambiente e a ocupação do espaço.  Para a docente, os reiterados ataques do governo Jair Bolsonaro e seus asseclas à ciência têm como destinação principal às ciências humanas. “O ultra liberalismo que se consolida no Brasil tem se traduzido de diversas formas, dentre as quais a promoção do pensamento único, do pensamento anti-ciência e também do fundamentalismo religioso”, frisa, acrescentando que os campos que o CCHN abriga se valem da pluralidade de pensamento, do reconhecimento das contradições humanas e dedicam-se à compreensão dos problemas brasileiros e a busca de alternativas para sua superação.

 

 

Adufes