Publicado Caderno de Textos do 12º Conad Extraordinário

Evento convocado pelo Andes-SN ocorre, de forma virtual, nos dias 2, 3 e 10 de julho.

O Caderno de Textos é base para os debates do Encontro, que tem como tema “ Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”.  A contribuição da base da Adufes ao documento é expressiva. No total, há 23 registros de participação em 11 textos de apoio sobre conjuntura, questões organizativas e financeiras, e Plano de Lutas dos Setores das instituições Federais de Ensino (IFES) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IESS/IMES).

As/os docentes que assinam  os textos do Caderno são: Bernardete Gomes Mian, Francisco Mauri de Carvalho Freitas, José Antônio da Rocha Pinto, Juliana Iglesias Melim, Leonardo de Resende Dutra, Luiz Alexandre Oxley da Rocha, Mónica Viviana Vermes, Rafael Vieira Teixeira, Raphael Góes Furtado, Ricardo Roberto Behr e Victor Neves de Souza.

Delegação Adufes.   A Secretária Geral da Adufes, professora Junia Zaidan, foi eleita para representar a categoria no evento e os professores Marcelo Barreira e Raphael Furtado, como observadores. A escolha da delegação ocorreu em Assembleia Geral em 25 de maio. “Entre os temas candentes desse Conad estão, sem dúvida, a luta nas ruas pela derrubada de Bolsonaro, assim como a discussão sobre irmos muito além do impeachment do genocida para a refundação desse nosso país destroçado tanto pela política de gestão da pandemia, quanto pela sanha dos agentes do capital”, destaca Junia Zaidan. A delegada da Adufes elenca ainda como temas fundamentais neste momento adverso o rechaço à Reforma Administrativa, que terá efeitos nocivos também sobre o movimento sindical; a vacinação em massa; a recomposição do orçamento da educação e a intransigência na luta pelo ensino presencial, quando for possível o retorno em condições sanitárias adequadas.

Abaixo temas e nomes das/os docentes que assinam em co-autoria textos do Caderno.
TEMA I: – CONJUNTURA

Texto 3 – DESAFIOS DA CONJUNTURA: DERRUBAR BOLSONARO NAS RUAS!
Bernardete Gomes Mian, José Antônio da Rocha Pinto, Leonardo de Resende Dutra e Ricardo Roberto Behr;

Texto 4 – FORA BOLSONARO, MOURÃO E TODA A SUA TROPA! MAS FORA TAMBÉM O CAPITALISMO!POR UM PROGRAMA DA CLASSE TRABALHADORA PARA ENFRENTAR A CRISE SANITÁRIA E ECONÔMICA!
Raphael Góes Furtado, Juliana Iglesias Melim, Mónica Viviana Vermes;

Texto 5 – LUTA NA RUA, GREVE GERAL! FORA BOLSONARO E MOURÃO! Rafael Vieira Teixeira, Victor Neves de Souza;

Texto 7 –  ORGANIZAR A LUTA NA SITUAÇÃO DE CRISE EXTREMA
Luiz Alexandre Oxley da Rocha;

TEMA II – QUESTÕES ORGANIZATIVAS E FINANCEIRAS

Texto 12 – RADICALIZE JÁ! RESPEITEM NOSSOS PRINCÍPIOS. A CONSTRUÇÃO DA LUTA DO ANDES SE DÁ PELA BASE. PARA ENFRENTAR A CONJUNTURA, CONGRESSO DO ANDES-SN JÁ!
Francisco Mauri de Carvalho Freitas;

Texto 13 – APOIO AO PROJETO COZINHAS SOLIDÁRIAS DO MTST Bernardete Gomes Mian, José Antônio da Rocha Pinto, Leonardo de Resende Dutra e Ricardo Roberto Behr;

TEMA III– PLANO DE LUTAS DOS SETORES
Texto 20 – MOBILIZAR A CATEGORIA DOCENTE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NOS CEFET PELO FORA BOLSONARO E MOURÃO, NAS RUAS!
Bernardete Gomes Mian, José Antônio da Rocha Pinto, Leonardo de Resende Dutra e Ricardo Roberto Beh;

Texto 21 – BARRAR A PEC 32 (“REFORMA” ADMINISTRATIVA) É A TAREFA DA HORA
Luiz Alexandre Oxley da Rocha;

Texto 22 – RECOMPOR O ORÇAMENTO DAS IFES E REVOGAR A EC 95
Alexandre Oxley da Rocha (ADUFES);

Texto 23 – DERROTAR O PL 5595
Luiz Alexandre Oxley da Rocha;

Texto 24 – COLOCAR NA RUA A LUTA PELA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DOS DOCENTES
Luiz Alexandre Oxley da Rocha;

 

Adufes