Adufes realizará assembleia da categoria dia 4 de agosto

Na pauta, as próximas eleições do sindicato, o agendamento de reunião com a reitoria e o ensino híbrido. A assembleia virtual será realizada às 16h pelo link adufes.webex.com/meet/adufes

Eleições da Adufes 

No mês de novembro serão realizadas as próximas eleições da Adufes e a diretoria começou a tomar providências em relação ao pleito em função das características do período de excepcionalidade. Assim, fez consulta à Assessoria Jurídica Local, que recomendou consulta à assembleia sobre a realização de eleições virtuais. Além disso, há também uma questão sobre o registro da ata da eleição, se realizada virtualmente: “averiguamos que o Cartório de Registros Civil da 1ª Zona do Juízo de Vitória, onde se encontra registrado o Regimento da Adufes, não aceita o registro de Atas de Eleição realizada através de plataforma digital, sob a alegação de ausência de permissivo legal e estatutário. Assim, a única possibilidade que vislumbramos, no momento, embora haja necessidade de aprofundarmos da tese, é o manejo de uma ação judicial para tentarmos uma autorização da Justiça que permita a realização das eleições através de plataforma virtual”, assinala o parecer.

A Assessoria Local também recomendou a consulta ao Andes-SN, pois “sendo a Adufes Seção Sindical, cuja autonomia não é irrestrita, orientamos à Diretoria que inste o Andes, Sindicato Nacional, para que a Assessoria Jurídica Nacional também possa se manifestar sobre a possibilidade de realização de eleições através de plataforma digital”.

A diretoria fez consulta à AJN, cujo parecer vai ao encontro das recomendações expressas pela Assessoria Local, ressaltando que em caso de possível prejuízo às atividades ordinárias da Adufes, “talvez seja o caso de promover a discussão judicial antes mesmo das eleições virtuais”.

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão destaca que “é preciso tomar todas as medidas necessárias para não atrasar ou prejudicar as atividades do nosso sindicato e por isso estamos pautando o assunto em assembleia desde já”.

Reunião Adufes/Reitoria

Desde maio a diretoria da Adufes vem tratando das demandas da categoria docente, especialmente aquelas discutidas em assembleias e reuniões anteriores com a reitoria. Contudo, vários pontos se encontram em aberto. Diante disso, a diretoria da Adufes solicitou “que o Senhor Reitor participe de uma transmissão ao vivo, pelos canais da Adufes, em data de sua preferência entre os dias 5 e 23 de julho”. Tendo recebido resposta negativa a essa solicitação, a Adufes solicitou reunião com a Reitoria, sobre a qual ainda não obtivemos retorno. “De qualquer modo, na AG, apresentaremos a situação das demandas seja com ou sem reunião agendada/realizada com a reitoria” diz Ana.

Avanço para a fase 3 do Plano de Contingência (ensino híbrido). 

Adufes, DCE e Sintufes tomaram conhecimento dos “Esclarecimentos e orientações sobre recomendação divulgada no último boletim do COE-Ufes” em que a Administração Central informa que “É de competência do Conselho Universitário decidir sobre a mobilidade entre as fases do Plano de Contingência” e salienta que “essa decisão será pautada na próxima reunião do Conselho Universitário, prevista para ocorrer até o final do mês de julho”. Conforme calendário das sessões do Consuni, a próxima sessão está prevista para dia 29/07. As entidades estão solicitando que o tema não seja colocado em pauta na referida sessão, uma vez que há necessidade de amplo debate sobre o avanço à Fase 3, o que exige maior tempo de discussão e levantamento de diversas informações para subsidiar a decisão do Conselho Universitário.

“O assunto vai à assembleia da categoria pois entendemos que é necessário formular um plano sanitário e educacional, que precisa ser construído com a comunidade acadêmica, sendo legítima a participação do sindicato”, explicou Ana Carolina.

Adufes