Assembleia aprova Plano Sanitário e Educacional e prorrogação do mandato do Conselho de Representantes da Adufes

A plenária virtual ocorreu no final da tarde dessa quinta, 19.

Em conformidade com o regimento do sindicato, a categoria aprovou a prorrogação do mandato do Conselho de Representantes (CR). A decisão foi a mesma em relação às eleições da Diretoria, amplamente discutida em Assembleia Geral (AG) do último dia 4. Os pleitos ocorrem no mesmo período, embora o CR não esteja subordinado à Diretoria.

A entidade consultou a Assessoria Jurídica sobre todo o processo que envolve a prorrogação de mandato e a situação do CR. O advogado Jerize Terciano assessorou a categoria durante a reunião e explicou que o artigo 15, inciso VII do Regimento confere à Assembleia competência para dispor complementarmente sobre o processo eleitoral, inclusive “(…) discussão sobre as eleições, a alteração do calendário eleitoral (ou prazo das eleições) e, consequente prorrogação do mandato”. “Não havendo qualquer irregularidade ante as deliberações do dia 4/8, tampouco na nova consulta desta quinta (19/8)”, reforçou Jerize na plenária.

Assim, foi à votação a “Prorrogação do mandato do atual Conselho de Representantes por até 180 dias, com avaliação feita pela AG em 90 dias a partir de 9 de dezembro de 2021”. Essa votação teve 86%, de favoráveis, 14% abstenções e, portanto, não houve votos contrários.

Plano Sanitário e EducacionalO Plano Sanitário e Educacional, que visa antecipar e planejar as discussões sobre o avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes voltou à pauta da AG para que a categoria pudesse opinar sobre o documento, apreciado e aprovado pelo CR, em reunião ordinária no dia 11/8. O plano foi construído com base no acúmulo dos debates realizados pelo sindicato em reuniões departamentais das quais a entidade tem participado, reuniões setoriais do Conselho de Representantes e também a partir da sistematização de elementos aprovados em Reunião Conjunta dos Setores do Andes-SN (IFES, IEES e IMES), como continuidade do 11º CONAD Extraordinário, conforme Circular Andes-SN nº 202/2021.

Após discutido o ponto de pauta em que foi frisada a necessidade de se garantir condições sanitárias e educacionais à comunidade acadêmica, a Assembleia Geral da Adufes deliberou encaminhar um conjunto de reivindicações à Administração da Ufes. O ponto 1 do documento orienta “Que a Administração Central construa democraticamente um Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”.

Já o ponto 2 destaca que a Administração Central, por meio da Reitoria, Pró-Reitorias e demais órgãos, deverá fornecer dados sobre obras, equipamentos, cobertura vacinal, dados epidemiológicos e planejamento de recuperação do atendimento às/aos estudantes, de modo a subsidiar a construção do plano.

Por fim, o ponto 3 salienta a necessidade do compromisso da universidade com a garantia das condições de trabalho e estudo no Earte enquanto permanecer sua vigência, além da implantação de uma política de saúde mental e a necessidade de diálogo de forma ampla com os segmentos da Ufes. A Adufes, inclusive, coloca à disposição, uma vez mais, os canais de comunicação do sindicato e sala virtual com capacidade para até mil participantes.

A versão atualizada pela Assembleia obteve 85% de favoráveis, 12% abstenções e apenas 3% de contrários, o que representa um voto. Leia aqui Plano Sanitário e Educacional aprovado pela AG.

Adufes