Conselho de Usuários avaliará serviços da Ufes

Pela plataforma virtual, qualquer cidadão poderá opinar e contribuir para melhoria das ações da Ufes. Materiais da 1ª avaliação serão disponibilizados a partir desta quarta, 4

“Todo o funcionamento do Conselho se dará de forma virtual”, diz Marcelo Rosa Pereira, da equipe da Ouvidoria da Ufes, informando que uma vez cadastrada/o, a/o conselheira/o passará a receber e responder às consultas criadas pela Universidade. Além disso, a/o Conselheira/o poderá formular enquetes e apresentar propostas para a melhoria dos atendimentos. A avaliação dos serviços da Ufes está organizada conforme os eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) –  para o decênio 2021-2030.

Serão instituídos cinco conselhos para atuar nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão. O convite para participação se estende à comunidade interna e externa, uma vez que qualquer pessoa pode ser conselheira colaborativa. A atuação, sem remuneração, pode ser por tempo indeterminado, mas a/o conselheira/o poderá sair do grupo quando assim desejar.

De acordo ainda com a plataforma, o órgão prestador de serviços elaborará, periodicamente, as consultas por meio de enquetes eletrônicas. No entanto, para que a consulta seja feita será preciso que haja, no mínimo, 30 conselheiras/os. “A inscrição é de suma importância. O resultado servirá de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação dos serviços da Ufes ”, afirma a Ouvidoria.

Segundo a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, o grande problema da forma como o Conselho de Usuários foi organizado pelo governo, é que qualquer pessoa pode avaliar qualquer serviço, o que significa que alguém que não conhece a realidade da Ufes pode avaliá-la de forma pouco criteriosa.

Para orientar o cadastro como conselheira/o voluntária/o, a Ouvidoria preparou um guia.  Clique aqui e veja o passo a passo.

Mais informações também estão disponíveis na página do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos na Ufes.

Adufes