Nota informativa sobre o avanço para a Fase 3 (ensino híbrido) 

A Adufes vem a público reiterar sua posição contrária ao avanço para a Fase 3, que inclui a adoção da modalidade híbrida nas atividades da Ufes

A diretoria e membros do Conselho de Representantes do sindicato participaram de duas reuniões com a Reitoria, a primeira, em 19 de agosto, conforme publicações dos dias 26 de agosto  e 27 de agosto  e a segunda, em 2 de setembro, cujas informações estão sendo preparadas para divulgação.

Na primeira reunião, conforme noticiado pela Adufes, apesar do Plano sanitário e educacional coletivamente produzido pelo sindicato, que apresenta pontos a serem considerados para a Fase 3, ter sido enviado ao gabinete do reitor no dia 12 de agosto, a Administração Central não discutiu o documento por não ter lido. Na ocasião, alguns aspectos relativos à Fase 3 foram questionados e comentados, mas não houve nenhum comprometimento por parte da Reitoria com as colocações da Adufes.

Saliente-se ainda que a reunião não tratou de todos os pontos assinalados pela Adufes devido a outra agenda do reitor com o ministro da educação, segundo informado durante o encontro, apesar de não ter sido noticiado pela universidade.

Durante a segunda reunião, o plano foi discutido apenas ao seu final e as providências gerais da universidade para retorno presencial quando possível foram questionadas, as fragilidades apontadas pelos representantes da Adufes, novamente, sem que   incidissem sobre os encaminhamentos ou resultassem em compromisso da Reitoria com as demandas apresentadas.

Assim, ressaltamos que diferentemente do que está noticiado em publicação da Ufes, a transição para a Fase 3 não foi “amplamente discutida” contando com a participação do sindicato, nem tampouco com a comunidade acadêmica, a despeito da exaustiva reivindicação da Adufes.

Corretamente divulgado pela Administração Central, o que fez a Reitoria foi visitar apenas “os conselhos departamentais dos centros de ensino”, o que em nosso entendimento, é insuficiente, tanto por não dar voz ao conjunto de estudantes, técnicas/os e docentes, quanto pela incompletude das informações apresentadas em tais reuniões, conforme diversos centros têm relatado.

Por fim, sublinhamos que nas duas reuniões, mais uma vez foi solicitada a participação da Reitoria em espaços organizados pelo sindicato (transmissão ao vivo, plenárias etc.) em que se pudesse dar oportunidade às pessoas de contato direto com o reitor. Contudo, o prof. Paulo Vargas argumentou que os canais institucionais da Ufes estão a serviço da instituição para fazer a comunicação com a comunidade acadêmica e novamente nossos convites foram recusados.

Diretoria da Adufes

Gestão Propositiva e Plural

Biênio 2019-2021

Adufes