Adufes pede manifestação da Ufes sobre criação de universidade federal no sul do estado

Após solicitação, reitoria convoca Conselho Universitário.

O sindicato tomou conhecimento de diversas cartas de apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI), “por meio da autonomização do campus do município de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo”. Além de algumas empresas, também se manifestaram as prefeituras de Alegre, Conceição do Castelo e também o governo do estado do Espírito Santo.

“Considerando que não soubemos de nenhuma consulta que tenha sido dirigida à Ufes e/ou manifestação da reitoria a respeito e considerando a importância de tal decisão, nós solicitamos o agendamento de reunião com a reitoria, em caráter de urgência para tratar do assunto”, explicou Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes.

A solicitação ainda não foi atendida, mas às 22h04, do mesmo dia (11/10), a Administração Central publicou em seu site que convocaria “reunião do Conselho Universitário para discutir e adotar posição sobre a questão”. Assinala ainda que “vê com preocupação a proposta de fragmentação da Ufes para criação de uma universidade e estranha a forma como está sendo conduzido esse processo, sem diálogo com as instâncias administrativas da Universidade Federal do Espírito Santo e tampouco a explicitação de seu planejamento”. A reunião do Conselho Universitário foi marcada para sexta, 15, às 9h.

“Não somos contra criar escolas ou universidades no interior. Nós queremos que as pessoas no interior consigam acessar o ensino público. Isso é uma luta nossa de muitos anos, mas o projeto que está sendo proposto, nesse contexto, nesse governo, com a PEC 32 nos assombrando, é muito perigoso”, afirma Ana Claudia Meira, docente de um dos centros de Alegre, o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e membro do Conselho de Representantes da Adufes.

O projeto de lei é do parlamentar Evair de Melo, o mesmo que votou favoravelmente à Reforma Administrativa (PEC 32) na comissão especial da Câmara dos Deputados. “Não nos parece um acaso, portanto, que a proposta seja apoiada pelo setor empresarial, uma vez que a PEC 32 vai favorecer a privatização dos serviços públicos”, diz Ana Carolina. Ela também destaca que no Brasil inteiro, apenas quatro estados não possuem universidades estaduais (Espírito Santo, Sergipe, Acre e Rondônia) e que o apoio do governo do estado à proposta de criação da UFVI é uma forma de Casagrande se descompromissar com a criação de uma universidade estadual em território capixaba.

Quanto à Ufes, a presidenta da Adufes entende que a universidade precisa encampar o debate, para além de nota ou posição do Conselho Universitário. “A Ufes tem responsabilidade de pautar o tema politicamente junto aos governos e com sua própria comunidade, explicitando os limites, como a própria Administração Central apontou, de ordem técnica, pedagógica e financeira”, finaliza Ana Carolina.

Adufes