Cultura e arte são pauta do ciclo de encontros da Adufes

O sindicato dá continuidade às atividades culturais por meio do ciclo de Encontros Culturais Adufes, que se inicia na próxima semana, na modalidade virtual. São três encontros, em 18 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

O objetivo é fortalecer a compreensão da cultura como componente indissociável da política sindical e, portanto, da luta da classe trabalhadora. A organização e mediação dos encontros serão feitas pelo professor  Gaspar Paz, membro do Conselho de Representantes da Adufes (Departamento de Teoria da Arte e Música, Centro de Artes), e pela secretária geral do sindicato, a professora Junia Zaidan (Departamento de Línguas e Letras, CCHN).

“A ideia é a realização de três encontros bem descontraídos, somando outros tons culturais ao bonito trabalho que a Adufes já vem fazendo nesse sentido”, informa o professor Gaspar, lembrando que a iniciativa é transmitir – com música, cinema, literatura e as práticas culturais como um todo – um pouco de alento, de estímulo crítico e de esperança para os enfrentamentos necessários.  “Os convidados para esses encontros já fazem isso cotidianamente, enfatizando a potência da música, do cinema, da literatura, bem como as formas como essas linguagens tomam parte na vida das pessoas, mostrando – com sensibilidade e furor – as desigualdades sociais e econômicas, as mazelas da nossa realidade”, acrescenta.

Os encontros incluirão conversas-audições-comentadas sobre essas vivências nas práticas culturais e como elas nos ajudam a encarar um tempo tão conturbado como o que vivemos. Junia informa que as falas serão entremeadas com canções ao violão, com trechos escolhidos de filmes, leituras de poemas e crônicas etc. “Tudo isso ao sabor da improvisação! É um convite para sorver bons momentos de trocas culturais!” reforça Gaspar.

Adufes