Nota da diretoria da Adufes sobre a proposta de criação da UFVI a partir da amputação da unidade da UFES em Alegre

A diretoria da Adufes vem a público manifestar total repúdio à proposta arbitrária de criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI) a partir da divisão da Universidade Federal do Espírito Santo, unidade de Alegre.

Trata-se de uma proposta autoritária, que fere a autonomia universitária, uma vez que impõe um projeto que não resulta do interesse da comunidade acadêmica, principalmente em relação a docentes, técnicos administrativos e estudantes do CCAE e do CCENS da UFES em Alegre.

Não admitiremos que este governo tente fragmentar a UFES, alegando a criação de uma nova universidade, quando, na verdade, a proposta prevê a amputação da universidade já existente, em nome de deslumbres eleitoreiros para enganar o povo nas eleições de 2022.

Estamos vivendo o pior momento das universidades federais dos últimos anos. Os cortes de verbas de custeio e da ciência e tecnologia têm inviabilizado a manutenção das instituições, ampliado a precarização das estruturas e impossibilitado o desenvolvimento de pesquisas.

A proposta da UFVI emerge como um rolo compressor sobre o exercício da democracia e da autonomia universitária. A criação de uma nova universidade não pode gerar insegurança, desequilíbrio orçamentário e irresponsabilidade para com a vida de uma comunidade acadêmica de quase quatro mil pessoas do campus sul da Ufes.

Outro ponto que cabe destacar é que a PEC 32, da Reforma Administrativa, bate à nossa porta e os seus idealizadores são os mesmos que propõem a criação da UFVI. Como é possível levar a sério as promessas de contratação e investimentos para a nova universidade? Tudo não passa de um discurso vazio e sem sustentação séria e condizente com a realidade.

O governo Bolsonaro vem demonstrando desde a sua ascensão que não respeita a educação e as instituições de ensino e nós não nos calaremos frente a mais esse ataque à educação pública!

O Sul do estado já possui uma universidade federal, que é a Universidade Federal do Espírito Santo e nós iremos defendê-la dos interesses perversos de Bolsonaro e dos deputados da bancada capixaba que idealizaram e se manifestaram a favor deste projeto de desmonte da educação!

Fora, Bolsonaro!

Fora, Evair de Melo!

Fora, todos os inimigos das universidades federais!

 

Vitória – ES, 16 de outubro de 2021.

 

Diretoria da Adufes

Gestão Propositiva e Plural

Biênio 2019-2021

 

Adufes