Sorteio universal: CEI Criarte oferece vagas para sorteio sem segmentação de atendimento

Pela primeira vez em 45 anos de atividades, o acesso às vagas oferecidas para o sorteio do Centro Educacional Infantil (CEI) Criarte, ano letivo de 2022, será universal, ou seja, não haverá segmentação para participação no sorteio. O edital está previsto para sair no próximo dia 3.

A professora do CEI e diretora da Adufes, Fernanda Binatti Chiote, explica que a partir de agora será feito apenas um sorteio.As vagas serão distribuídas em uma inscrição sem segmentação, todas as crianças poderão participar do sorteio em igualdade de condições, sejam filhas/os de técnicas/os em educação, docentes, estudantes da Ufes ou membros da comunidade externa”. Antes, cada segmento detinha um percentual 25% das vagas, mas, a partir deste edital todos, inclusive a comunidade externa à universidade, terão as mesmas chances para concorrer a uma vaga. Ela salienta que essa era uma demanda antiga e esteve presente na bandeira de luta do movimento docente.

Conforme circular n° 85/2021-CE/UFES, a “alteração deve-se à necessidade de atendimento à Resolução Nº 1, de 10 de março de 2011, do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e Fundações, bem como à Portaria 959/2013, que estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais, que em seu art. 4º., inciso I prevê o oferecimento de igualdade de condições para o acesso e a permanência de alunos na faixa etária do atendimento”, traz trecho do documento normativo.

Fernanda lembra que ao reconhecer a Educação como direito de todas e todos é uma responsabilidade ampliar o acesso. “É um compromisso da Ufes e do CEI Criarte a universalização das vagas, de forma igualitária e sem restrições; fortalecendo, assim, o espaço de formação não só como instituição de ensino, mas também de pesquisa e extensão, referenciada socialmente”, frisa, destacando que essa é uma conquista.

 

Adufes