Estudantes de Alegre organizam pesquisa de opinião sobre o fracionamento da Ufes

Podem participar docentes, técnicas/os, alunos (graduação e pós-graduação), ex-alunos e sociedade em geral. Acesse a pesquisa aqui https://cutt.ly/4R2OggT

A Adufes realizará uma plenária conjunta com o Sintufes e o DCE, na sexta, 5, às 17 horas, para discutir a fragmentação da Ufes, prevista na proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI). Na ocasião, os estudantes apresentarão o resultado obtido pela enquete.

A Reitoria e representações dos Centros de Ensino de Alegre foram convidadas, assim como deputadas/os federais e senadoras/es foram chamados para participar do encontro e manifestar seu posicionamento em defesa da Ufes. Os deputados federais Helder Salomão (PT-ES) e Neucimar Fraga (PSD-ES) já confirmaram presença.

A Plenária será online, por meio da plataforma da Adufes no Webex (link: https://adufes.webex.com/meet/adufes). A sala estará aberta a partir das 16h30 para que as/os participantes possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo. Em caso de dificuldade, é possível entrar em contato pelo WhatsApp 27 99943-0299. Participe!

O formulário criado pelos centros acadêmicos (CAs) e Representantes de cursos em Alegre foi enviado para divulgação pela Adufes com o texto que reproduzimos na íntegra:

Os centros acadêmicos (CAs) e Representantes de cursos presentes em Alegre organizaram uma pesquisa de opinião para saber a posição das pessoas acerca do desmembramento da UFES e criação da UFVI. Os CAs que se articularam para tal foram: CALEF, CALFís, CAZOO, CALBIO, CALEQ, CALFARMA, CALNUTRI, CAGE, (Nome do CA da EAL) e Representantes dos Cursos de Química, Agronomia, matemática e engenharia industrial madeireira.

A criação dessa pesquisa de opinião parte da insegurança nas bases estudantis acerca do fracionamento da universidade, pois, por mais que não tenhamos força política, precisávamos externalizar a nossa opinião acerca do assunto, visto que em nenhum momento a comunidade acadêmica da UFES foi consulta a respeito. E levando em consideração a pandemia de COVID – 19, o formulário foi a forma mais coerente.

O projeto de lei N.º 2.048, de 2021 que fala sobre a criação da UFVI em detrimento do desmembramento da UFES é de autoria do deputado Evair Vieira de Melo. Pesquisas informais mostram que os estudantes de graduação são veementemente contra essa ação por parte do governo, pois isso, visa o enfraquecimento das instituições, seja UFES, seja UFVI. Este fracionamento infundado é feito sem uma explicação detalhada, deixando questões em aberto como: de onde sairão os fundos para a criação da Universidade? Como ficará a situação dos estudantes que prestaram vestibular para a UFES? Como se dará o processo de transição? Entre outras ponderações, tendo em vista que este é um processo bastante oneroso e dispendioso para os cofres públicos.

Analisando as demais Universidades que sofreram fragmentações recentemente, como a Universidade Feral de Jataí (UFJ) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), percebemos que para a criação da UFVI terá que se criar todo um novo sistema administrativo, uma vez que a unidade de Alegre utiliza todo o arcabouço administrativo da sede da UFES, localizada em Vitória, sendo esse processo algo que demanda recursos, e os mesmos não são explicitados no projeto de lei exposto na câmara.

Essa PL retrata a perca de segurança para alunos, técnicos e professores, tendo em vista que a criação de uma nova Universidade necessita de toda uma nova estrutura financeira, não garantindo a continuidade de pagamento dos auxílios para assistência estudantil e outras bolsas que auxiliam na permanência dos discentes, visto que se criará toda uma unidade administrativa com base nos recursos e funções que serão disponibilizadas.

Em vez de partir a Universidade com a prerrogativa de desenvolvimento, seria mais benéfico trazer investimentos para subsídio da mesma, realizando melhoria nos laboratórios, na estrutura física e aumento da cobertura de auxílio permanência para os estudantes, novos cursos (atraindo mais alunos), contratação de mais professores, técnicos, isso sim, trará mais benefícios para o comércio local e para a cidade.

Adufes