GTPAUA nacional realiza reunião para discutir questões socioambientais e plano de ações para 2022

Caso tenha interesse em participar do encontro envie um e-mail para atendimento@adufes.org.br até dia 6, às 17h.

O Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do Andes-SN irá se reunir no dia 8, quarta-feira, às 16 horas, de forma virtual. Cada seção sindical poderá ser representada por dois integrantes.

A exemplo do sindicato nacional, as seções sindicais contam com o GTPAUA local que também realiza atividades e ações que visam subsidiar as iniciativas do Andes-SN. Para a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, o grupo de trabalho debate questões da atualidade e de interesse da sociedade e, por isso, é de grande importância a participação das/os docentes da Adufes tanto no grupo local quanto nacional.

Ela explica que “o GTPAUA inicialmente foi criado para debater a questão agrária e com o tempo foi sofrendo alterações a partir do acúmulo do Sindicato Nacional, no que tange à articulação entre a temática agrária, urbana e ambiental”.

Assim, o GT discute questões relacionadas ao meio ambiente, à degradação ambiental e às consequências para a vida na cidade e para as comunidades e povos originários e tradicionais, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos, entre outros. Trata das repercussões da apropriação privada da terra, nos meios urbano e rural e seus impactos para a vida no campo e na cidade.

Ana Carolina convida as/os professoras/es a participarem do GTPAUA local.  “O grupo é aberto à participação das/os sindicalizadas/os que podem integrá-lo. Embora não seja deliberativo, o objetivo principal do GT é subsidiar diversas instâncias da entidade – Diretoria, Conselho de Representantes, Assembleias etc.”, destacou estendendo o convite da reunião do GTPAUA a toda a categoria.

Reunião do GTPAUA nacional

Data: 8 de dezembro de 2021 (quarta-feira), pela Plataforma Zoom

Horário: 16h (horário de Brasília).

Pauta:
1. Informes de ações dos GTs nas Seções Sindicais.

2. Conjuntura centrada em questões socioambientais.

3. Plano de ações para 2022.

 

 

 

 

 

Adufes