NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA, CONTRA OS CORTES: POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

O sindicato Nacional repudia os ataques à autonomia universitária, sobretudo ante o contexto de cortes orçamentários profundos na educação.

Em nota, o Andes-SN denuncia a “criação” de seis institutos federais de ensino Superior (IFs) e cinco universidades federais no país anunciada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na Câmara dos Deputados, no dia 20/10. “As novas instituições serão criadas, a partir do desmembramento de instituições já existentes, com a nomeação de novas e novos reitore(a)s, mas sem a contratação de novas e novos professore(a)s ou técnico(a)s administrativo(a)s, o que expressa o descaso deste governo com  a autonomia das instituições de ensino, aprofundando a precarização das condições de trabalho e de ensino e aprendizagem”, destaca trecho. Leia nota na íntegra aqui.

Divisão da Ufes. As cinco universidades que o Ministro promete criar (a partir do desmembramento de universidades já existentes), são: Universidade Federal do Sudeste e do Sudoeste do Piauí, a da Amazônia Maranhense, a do Norte Mato-Grossense, a do Alto Solimões e a do Vale do Itapemirim (Espírito Santo). No caso de nosso estado, a proposta é de criação de uma “nova” universidade a partir do desmembramento da unidade da Ufes em Alegre. O caso tem gerado indignação e revolta em toda comunidade acadêmica, bem como na população capixaba.

Sobre a proposta do Ministro, a Adufes, o Sintufes e o DCE repudiaram a manobra de desmonte. De acordo com nota conjunta divulgada pelas representações dos três segmentos, o MEC despreza “(…) totalmente a necessária consulta e participação da própria Ufes, cujas partes envolvidas são o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e o Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), em nenhum momento foram convidados a debater sobre a criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI)”.

Para debater o assunto da fragmentação da Ufes, as entidades (Adufes, Sintufes e DCE) realizarão uma plenária unificada na próxima sexta (5), às 17 horas. A Reitoria, representações dos Centros de Ensino de Alegre (CCAE e CCENS) e a bancada federal capixaba foram convidadas/os para o encontro. Os deputados federais Helder Salomão (PT), Neucimar Fraga (PSD) e Da Vitória (CIDADANIA) já confirmaram presença ou participação de representantes.

Ainda sobre o desmembramento da unidade de Alegre, a Adufes pediu um posicionamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O pedido foi feito no dia 26 de outubro; um dia antes, em 25/11, também acionou o Governo do Estado para a realização de uma reunião. O sindicato aguarda retorno das solicitações.

Plenária virtual. A plenária será realizada na plataforma https://adufes.webex.com/meet/adufes

A sala estará aberta a partir das 16h30 para que as/os participantes possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo. Em caso de dificuldade, é possível entrar em contato pelo WhatsApp 27 99943-0299.

 

Leia também:

Adufes pede manifestação da Ufes sobre criação de universidade federal no sul do estado: https://bit.ly/3mqCJsm

Conselho Universitário manifesta posição contrária à fragmentação da Ufes: https://bit.ly/3mr51mD

Nota da diretoria da Adufes sobre a proposta de criação da UFVI a partir da amputação da unidade da UFES em Alegre: https://bit.ly/3mnwNAy

Nota conjunta das entidades sobre a proposta de fragmentação da Ufes: https://bit.ly/2ZzTdGk

Adufes