Assembleia Geral no próximo dia 14 irá informar sobre ação judicial em relação ao custeio do trabalho remoto e prorrogação do mandato do Conselho Fiscal da Adufes

A plenária será realizada virtualmente às 10h e a sala estará aberta a partir das 9h30 para que as/os professoras/es possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo pelo link https://adufes.webex.com/meet/adufes 

O Conselho Universitário (CUn) indeferiu à solicitação de custeio e/ou ressarcimento de materiais e serviços necessários ao trabalho remoto na sessão ordinária de 22 de outubro. Desde que teve início a pandemia, as/os professoras/es tiveram que investir em equipamentos para manter suas atividades sem que a Ufes lhes fornecesse condições de trabalho.

No Ofício 27/2021 em que a Adufes oficializa o pedido de ressarcimento, o documento destaca que “(…) é inadmissível e desarrazoado que os custos relativos ao trabalho remoto desempenhado durante a pandemia sejam suportados unilateralmente pelos professores da Ufes sem qualquer responsabilidade da Autarquia”.

O parecer da Comissão de Legislação e Normas do CUn, justificou a decisão informando que não encontra amparo legal na Lei no 8.112/1990 para acolher a demanda apresentada pelo sindicato. Contudo, também afirma que reconhece que “a orientação decorrente das resoluções deste Conselho Universitário foi de estabelecer o trabalho remoto, ocasionando um incremento nas contas de energia e de água, bem como, em diversas situações, a necessidade de gasto para adaptação da estrutura residencial”.

Diante da negativa da Ufes de que seja promovido o ressarcimento dos custos provenientes do trabalho remoto, até o restabelecimento total das atividades presenciais na Universidade, a categoria receberá as informações sobre o ingresso de ação judicial, aprovada na assembleia de 4 de agosto. O assessor Jurídico da Adufes, Jerize Terciano, irá participar da plenária para sanar as principais dúvidas das/dos professoras/es sobre o assunto.

Conselho Fiscal. Atualmente composto por Damián Sanches (Ceunes), Daniel Junqueira (Ceunes) e Leonardo Dutra (CCJE) como titulares e tendo como suplentes Felipe Berbarie Neto (CCAE), Marluce Leila S. Lopes (CE) e Simone Aparecida F. Anastácio (Ceunes), o Conselho Fiscal tem mandato de um ano e se encerra em 2021. “Com a prorrogação do mandato da diretoria, estamos propondo a prorrogação do Conselho Fiscal de modo a viabilizar o acompanhamento da prestação de contas da entidade em consonância com o período da diretoria”, explica a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

 Conjuntura local e nacional. Outro ponto a ser tratado durante a Assembleia Geral (AG) é a conjuntura política em que foram travadas as principais pautas de luta das/os docentes em 2021 e que se estenderão em 2022, como a fragmentação da Ufes; a transmissão aberta das sessões dos Conselhos Superiores, aprovada em 2016 e, até hoje, não efetivada, condições de trabalho, entre outros temas de relevância para a categoria.

Em âmbito nacional, segue o rechaço à Reforma Administrativa (PEC 32), que tem levado diversas entidades a ocupar Brasília na Jornada de Lutas e os aeroportos das principais cidades do país como forma de denúncia e protesto.   Desde setembro de 2021, na capital federal, representantes de várias carreiras do serviço público vêm pressionando as/os parlamentares contra a PEC 32. A Adufes tem garantido a participação da base e da diretoria nas atividades semanais. Além desses pontos de pauta, também serão feitos os principais informes.

Atenção – A/o docente que já se cadastrou para participar de qualquer atividade virtual do sindicato não precisará se inscrever novamente na plataforma. Mas quem nunca se registrou deverá preencher os dados para o primeiro acesso. É importante que a/o sindicalizada/o entre na plataforma com nome e sobrenome para que possa ser computada sua presença na assembleia.

Em caso de dificuldade, a/o docente pode entrar em contato pelo Whatsapp do setor de comunicação que estará de plantão durante a AG: 28 99940-1409.

 

Serviço

Assembleia Geral

Data: 14/12 (terça-feira)

Horário: 10h

Local: pelo link https://adufes.webex.com/meet/adufes

 

Pauta:

–  Informes

–  Ação judicial relativa ao custeio de trabalho remoto

–  Prorrogação do mandato do Conselho Fiscal

–  Conjuntura

 

Adufes