Assembleia geral definirá construção da greve unificada do serviço público na Ufes

Reunião também vai eleger comissão que vai organizar eleições 2022 da Adufes e indicar delegação do sindicato para o 40º Congresso do Andes-SN

A Adufes convoca toda a categoria para uma assembleia geral que acontece no dia 24 de janeiro, às 15 horas, por meio virtual. As pautas que serão debatidas pelas/os participantes serão: Eleição da Comissão Eleitoral para a organização das eleições da Adufes em 2022 (Diretoria e Conselho de Representantes);  escolha da delegação da Adufes que participará do 40º Congresso do Andes, que acontece em março; construção da greve unificada das servidoras e dos servidores federais.

Clique e acesse a sala virtual da assembleia geral.

A sala virtual para a realização da assembleia será aberta a partir das 14h30 para que as/os professoras/es possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo. Docentes que já estejam cadastradas/os não precisarão se inscrever novamente na plataforma. Mas quem nunca se registrou para outras atividades do Sindicato deverá preencher os dados para o primeiro acesso. Apenas sindicalizas/os podem votar e é importante que informem nome e sobrenome para que a presença seja computada. Em caso de dificuldade, a/o docente pode entrar em contato pelo Whatsapp do setor de Comunicação: 27 99943-0299.

Eleições

A atual diretoria e o Conselho de Representantes tiveram seus mandatos prorrogados em assembleia, em agosto de 2021, por até 180 dias. Ficou estabelecido, ainda, que deveria ser realizada uma avaliação definitiva em até 90 dias após o dia 9 de dezembro. Na última assembleia, realizada no dia 14 de dezembro, a categoria decidiu que a data-limite de finalização dos mandatos vai até 18 de abril de 2022. Assim, foi definido que no retorno das férias de janeiro de 2022 a base deveria se reunir para eleger a Comissão Eleitoral, que dará andamento às eleições.

Filiação e regularização cadastral

A eleição para a nova diretoria e o conselho de representantes da Adufes se aproxima e é importante que todas e todos as/os docentes da Ufes estejam filiadas/os ao sindicato para que possam votar e serem votadas/os. Mesmo no caso de docentes já filiadas/os, é importante estar com o cadastro atualizado para poder participar do pleito e dos demais processos decisórios da entidade. Para se filiar, a/o docente pode acessar o endereço adufes.org.br/filiacao/. É possível solicitar a filiação, também, por meio do WhatsApp no número: 27 99945-1318.

Congresso

O 40º Congresso do Sindicato Nacional terá como tema “A vida acima dos lucros: Andes-SN 40 anos de luta!”. O evento acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 27 de março e 1° de abril de 2022 e será o primeiro presencial desde o início da crise sanitária. O Congresso é a instância máxima de deliberação do Andes-SN.

Clique e saiba mais sobre o 40º Congresso do Andes-SN.

Greve Geral

A categoria também definirá sua participação na construção da greve geral das/os servidoras/es públicas/os. A pauta é um desdobramento da reunião nacional do setor das IFES realizada no dia 12 de janeiro que discutiu encaminhamentos para a construção da greve unificada do Serviço Público Federal (Circ. Andes-SN 005/2022). O assunto está sendo debatido pela categoria em todo o Brasil em assembleias que começaram em 17 de janeiro e vão até 11 de fevereiro.

A motivação para o movimento de greve é a necessidade de enfrentamento à conjuntura de ataques do governo federal ao funcionamento das Instituições de Ensino Superior, e à/aos servidoras e servidores das IFES e demais categorias de trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos. A construção da greve unificada tem como pautas: reposição salarial, condições de trabalho, revogação da EC95 e a construção de uma pauta específica da educação com as demais entidades que atuam nas IFES para além do reajuste salarial, considerando pontos como o retorno presencial e cortes nos orçamentos, entre outros.

Informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que as/os servidoras/es federais tiveram 50% de perda salarial e estão sem reajuste há cinco anos. As queixas contra a reserva de R$ 1,7 bilhão no Orçamento para beneficiar com reajuste apenas a Polícia Federal têm origem em diversos setores do serviço público, incluindo servidoras/es das áreas da educação, tributária, da saúde, da diplomacia, da política monetária e do Ministério Público.

Caso não haja nenhuma abertura de negociação efetiva da pauta apresentada, a previsão é de que haja deflagração da greve geral no dia 9 de março.