Reunião do setor das IFES define rodada de assembleias para construção da greve do Setor Público Federal

Com a pauta principal de reposição salarial, as seções sindicais têm até 11 de fevereiro para realização das assembleias de base. Na Adufes, a AG acontecerá dia 24 de janeiro

Aconteceu na noite de quarta, 12, a reunião do setor das IFES para discutir encaminhamentos para construção da greve do serviço público federal (Circ. Andes-SN 005/2022). A reunião foi motivada pela necessidade de enfrentamento à “conjuntura de ataques do governo federal ao funcionamento das Instituições de Ensino Superior e à(ao)s servidoras e servidores das IFES e demais categorias de trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos”. A circular ainda registra o agendamento de reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para o dia 14 de janeiro.

Assim, a reunião do setor das IFES objetivou debater sobre aspectos a serem levados pelo Andes-SN para a reunião do Fonasefe e organizar a realização de assembleias da categoria. Ao final da reunião, foi deliberado levar para base a construção de greve unificada do Setor Público Federal (SPF) com a pauta da reposição salarial (índice definido no Fonasefe), condições de trabalho, revogação da EC95 e a construção de uma pauta específica da educação com as demais entidades que atuam nas IFES. Além disso, fortalecer o dia nacional de paralisação chamado pelo Fonacate para dia 18 de janeiro. As assembleias devem ocorrer entre 17 de janeiro e 11 de fevereiro.

A proposta inicial trazida pela diretoria do Andes-SN foi  levar para as bases a rodada de assembleia com dois pontos:

1) A greve específica salarial do Fonasefe, ou seja, no conjunto dos servidores públicos.

2) Construção da greve da educação para além do reajuste salarial, mas as condições de trabalho, retorno presencial, corte nos orçamentos a ser construída com as entidades da educação

* Dia de paralisação e luta proposto pelo Fonacate – 18 de janeiro. Construir onde for possível.

* Construção de um Dia de Paralisação Nacional dos SPF em fevereiro pela correção salarial

* Construção de Greve/Paralisação da Educação para março, junto com SINASEFE e FASUBRA, pelas condições de trabalho e retorno presencial”. A proposta inicial de rodada de assembleias até 4 de fevereiro foi alterada para dar mais oportunidade de realização das plenárias pelas seções sindicais e o prazo estabelecido foi até 11 de fevereiro. Em seguida, uma nova reunião dos setores deverá ser convocada para tratar do resultado dessas consultas.

É greve! De modo geral, as falas convergiram na direção da construção da greve do SPF, buscando articulação também com as esferas estaduais e municipais. Contudo, houve debate sobre como construir a greve, pois várias instituições estão em férias (dificuldade de realizar assembleias) e a forma de dialogar com a sociedade para que se compreenda o movimento paredista como instrumento de luta ante aos ataques sofridos pelo serviço público em geral e pela educação de forma particular.

O tesoureiro Amauri Fragoso (Andes-SN) apresentou diversos dados sobre as perdas salariais da categoria docente e destacou que “o único caminho para resistir aos ataques, é greve”. Também foi salientado pelos participantes da reunião que o Andes-SN tem compromisso político com a construção da greve da educação, uma vez que a esse respeito já foi deliberado no 39º Congresso, realizado no início de 2020.

Outro ponto bastante debatido a partir da proposta inicial, foi de indicação de construção de “uma greve dentro da outra”. Pela Adufes, participaram da reunião as professoras Ana Carolina Galvão e Aline Bregonci. Na avaliação das diretoras, essa estratégia fragmenta os esforços e enfraquece a construção. “Ter uma estratégia “plano B” já sinaliza uma resignação a não construir a greve do SPF”, afirmou Aline. A diretora Ana Carolina vê da mesma forma e também lembrou que as paralisações pulverizadas realizadas ao longo da pandemia surtiram pouco efeito. Ana diz ainda que é preciso cuidado “para não ficarmos postergando as ações que culminem na deflagração da greve. Se formos esperar um calendário unitário nas IFES, inverteremos o principal e o secundário. E para a mobilização, é importante que os dados das perdas salariais sejam amplamente divulgados de imediato, para fortalecer a discussão na base”.

Debate na Adufes. A assembleia que vai discutir a construção da greve, além de outros pontos, será realizada de forma virtual no dia 24 de janeiro. Em breve, os detalhes serão divulgados. A presidenta da Adufes diz que espera o comparecimento da categoria para se apropriar das discussões e recorda que “desde a aprovação da construção da greve pelo 39º Congresso, já debatemos em nossa seção sindical o indicativo de greve duas vezes e em ambas foi aprovado. Não podemos nos acovardar. Toda greve é difícil, mas é um é um escárnio que depois de três anos de governo Bolsonaro nós ainda não tenhamos tomado uma medida à altura dos ataques que sofremos”.

Leia também:

Entidades do funcionalismo público federal anunciam construção de greve geral – janeiro de 2022

Docentes da Ufes aprovam indicativo de greve sanitária – fevereiro de 2021

Rumo à greve geral: Setores do ANDES-SN aprovam indicativo de greve por tempo indeterminado – março de 2020

 

Adufes