Docentes que ministram apenas disciplinas remotas não precisam informar dia e horário de trabalho presencial

Professoras/es devem informar às chefias que essa exigência não pode ser feita e solicitar que consultem à Progep

Apesar de muitos docentes da Ufes ministrarem apenas disciplinas teóricas, que acontecem de maneira remota, algumas chefias estão cobrando destas/es professoras/es que informem dias/horários em que trabalharão na modalidade presencial. Ocorre que estas/es docentes não são responsáveis por disciplinas práticas, que são as que acontecem na modalidade presencial neste momento de retorno gradual.

Em reunião realizada com a Administração Central, em 26 de janeiro, a própria Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) confirmou que docentes não têm ponto eletrônico, biométrico e que, caso haja qualquer solicitação de controle dessa natureza ela será indevida.

A Adufes solicitou em 28 de janeiro que a Progep emita orientação específica quanto à inadequação de solicitação às/aos professoras/es de dia/horário de trabalho, enviando a informação a todas/os as/os servidoras/es docentes pelo Portal do Servidor. Entretanto, a Progep ainda não deu encaminhamento ou resposta à Adufes.

Diante disso, o sindicato orienta que docentes que recebam essa solicitação informem à chefia que ela é indevida, solicitando que seja feita a consulta à Progep para formalização. Como alternativa ou reforço a essas medidas, a/o docente pode acionar a Adufes para que a entidade acompanhe a situação.

Adufes