Nota da Diretoria da Adufes sobre a realização da próxima assembleia da categoria

A convocação deverá ser realizada para a semana de 11 a 14 de abril

Em plenária realizada no dia 16 de março, em relação à deliberação de greve, a categoria decidiu pelo encaminhamento de “construir a greve, sob a condição de rediscuti-la em assembleia, na primeira semana de abril, em decorrência do calendário letivo da Ufes e os elementos necessários à construção do movimento grevista”. Assim, a próxima convocação deveria ser feita para a semana de 4 a 8 de abril.

Contudo, após essa decisão, no dia 21 de março, foi realizada reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES) do Andes-SN e, entre os encaminhamentos, foi deliberado o levantamento de informações sobre a realidade das demais categorias sobre o processo de construção da greve do Serviço Público Federal (SPF) e nova rodada de Assembleia entre os dias 11 a 14 de abril (confira Circular nº 103/2022).

Este mesmo calendário de assembleias foi aprovado no Plano de Lutas do Setor das Federais, durante o 40º Congresso do Andes-SN, realizado em Porto Alegre, de 27 de março a 1º de abril.

A diretoria da Adufes ainda destaca que realizou estudo das informações que constam do relatório da reunião do setor das IFES e verificou que 39 seções sindicais responderam à consulta do Andes-SN sobre a deflagração de greve, em que temos o seguinte quadro, até o dia 21 de março (veja aqui o quadro completo):

– 19 seções sindicais (entre elas, a Adufes) indicaram CONSTRUÇÃO / INDICATIVO SEM DATA, SUJEITO À REAVALIAÇÃO.

– 3 seções sindicais aprovaram INDICATIVO DE DEFLAGRAÇÃO DE GREVE COM DATA.

– 2 seções sindicais CONTRÁRIAS À GREVE.

– 15 seções sindicais SEM DECISÃO, sendo que diversas destas seções tiveram dificuldade para realização de assembleia devido às férias docentes e/ou a circunstância do trabalho remoto.

Dessa forma, entendemos que seguir o calendário aprovado nacionalmente não vai prejudicar as discussões locais sobre a greve e demais pautas da seção sindical. Além disso, outras alterações podem ser necessárias em virtude das próximas orientações e convocações do Andes-SN, para a continuidade da luta pelas condições de trabalho, salário e carreira das/os docentes.

Vitória, 04 de abril de 2022

Diretoria da Adufes

Gestão Adufes Propositiva e Plural

Biênio 2019-2021

Adufes