Presidenta da Adufes avalia o 40° Congresso do Andes-SN

Na reta final do evento, em Porto Alegre, a presidenta da Adufes comentou as pautas que ocuparam os debates na quarta (30) e quinta (31), até o final da noite. Ana Carolina relembra o dia emblemático em que a memória de lutas contra o golpe de 64 é afirmada para enfrentar as formas de autoritarismo que se atualizam no Brasil.

Mandato diretoria Andes-SN. As delegações de 89 seções sindicais, representadas por 445 delegadas/os, decidiram pela prorrogação do mandato da direção nacional do Andes até 2023 com a mudança estatutária para os anos ímpares. Também foi encaminhada decisão relativa à proposta de desfiliação do Andes da central sindical CSP Conlutas. Por ampla maioria, a deliberação foi de manter a filiação à CSP e realizar o debate junto à base do sindicato, com um CONAD extraordinário no segundo semestre de 2022 e deliberação no 41° Congresso.

Além dos pontos comentados por Ana Carolina, também foram votadas a refiliação do Andes ao Dieese; a sede do 41º Congresso (2023), que será no estado do Acre, bem como outras questões organizativas e financeiras. Infelizmente, nem todos os Textos de Resolução(TR) propostos e discutidos nos grupos mistos foram apreciados na Plenária, tendo que ser remetidos ao próximo CONAD, o que impõe a necessidade de repensar a metodologia do evento anual do  sindicato nacional. Confira!

Adufes