Sede da Adufes ganhará escultura de aço criada pelo professor José Carlos Vilar

Obra “Liber” será instalada em frente à sede da entidade, no gramado principal

Arte na sede da Adufes! A diretoria da Adufes convidou o professor aposentado do Centro de Artes da Ufes e artista plástico José Carlos Vilar para instalar uma escultura em frente à sede do sindicato, no gramado principal, em Goiabeiras. Ele fará uma segunda edição, com uma nova leitura, da obra “Liber”, feita em aço, com aproximadamente 2,5 metros de altura.

As diretoras da Adufes Ana Carolina Galvão e Fernanda Binatti Chiote foram até o ateliê do professor, que fica localizado na Mata da Praia, em Vitória, para conhecer o protótipo da obra e conversar sobre a parceria.

A primeira edição da obra “Liber” está exposta no Parque Cultural Reserva Vitória, na Enseada do Suá. O professor explica que as edições terão algumas diferenças estruturais, como espessura, cor e tamanho. A peça na Adufes, por exemplo, será feita com Aço COR500 na cor natural, enquanto a primeira versão foi pintada de vermelho.

O professor José Carlos Vilar ao lado da primeira edição da obra “Liber”, no Parque Cultural Reserva Vitória. Foto: divulgação.

O “Liber” vem do latim e significa “livro”. “Essa obra é um desdobramento da minha pesquisa, do meu trabalho no ateliê. E quando eu recebi essa proposta, eu vi como muito pertinente ao meio [o livro]. Apesar de a gente viver essa carga de informação, de internet, o livro não perde o seu lugar e nunca perderá o seu lugar, tanto no campo da pesquisa, da poesia, das artes, e acho que ele representa o pensamento da universidade”, explica o professor sobre a escolha da obra que será instalada em frente à sede da Adufes.

 

Vilar destaca ainda que a peça levará cerca de três semanas para ser concluída, com um trabalho de “modelar” o aço para que ele assuma a forma de um livro, como se as páginas estivessem em movimento. “Quando você estuda a história da arte, você percebe que a escultura é uma linguagem que traz desafios permanentes, e eu gosto de desafios, porque você estabelece uma relação com o material, há um diálogo, uma alteração”, explicou o professor sobre o trabalho artístico.

As dimensões da obra e o local exato em que ela será instalada ainda estão sendo fechados. A Adufes arcará com os custos de produção da escultura, cujo orçamento ainda será finalizado pelo professor.

José Carlos Vilar é o artista responsável, entre outras obras, pelo “Monumento Universitário”, um dos mais representativos símbolos artísticos da Ufes, instalado no Centro de Artes, e que estampou a capa da agenda de 2021 da Adufes.

Adufes